sábado, 22 de maio de 2010

Registro no Cadastur passa a ser obrigatório para participaçao em Programas do MTur

As empresas de turismo que não estiverem registradas no Cadastur, sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas e que atuam no setor turístico, não poderão mais participar dos programas de desenvolvimento e de capacitação do Ministério do Turismo. "Queremos acabar de vez com a informalidade do turismo. A partir de agora todo profissional interessado em acompanhar projetos de qualificação do MTur como o Olá Turista e o Bem Receber terão que estar credenciados", revelou Edimar Silva, diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Ministério do Turismo.

Essa regra também valerá para os estados e municípios brasileiros que pleiteiam recursos do Prodetur Nacional para investimentos em infraestrutura. "Não vamos interromper o processo daqueles que já elaboraram as cartas consulta para o Banco Interamericano de Turismo (BID). No entanto, nas próximas solicitações a comprovação de cadastro completo no sistema será obrigatória. Afinal, cabem aos órgãos públicos dar o exemplo", destacou Silva. Ele menciona que essa certificação do MTur é fundamental para que o setor hoteleiro atenda as exigências da Fifa por conta da Copa do Mundo de 2014. "O grande legado do Prodetur Nacional será o planejamento. Se por ventura outro governo assumir, queremos deixar todas as matrizes de investimento preparadas para a execução", completou.

O diretor ressaltou o impacto postivo dos recursos do Prodetur Nordeste I e Prodetur Nordeste II para o turismo na região. Novos aeroportos foram erguidos e acessos entre os estados e os munícipios foram criados. "Para Maranhão, a verba desses programas serviram para a revitalização de todo o centro histórico da capital, São Luís. "Atualmente, o Estado da Bahia está promovendo obras de restauro de seus patrimônios históricos com investimentos conquistados pelo Prodetur Nordeste II", lembrou Silva. Com a parceria com o BID, o Mtur projeta um valor de mais de US$ 1 bilhão para os estados e municípios brasileiros aplicarem tanto em infraestrutura como na preservação das riquezas naturais e culturais.

Segundo Leonardo Corral, economista Sênior do BID, a instituição acaba de aprovar o financiamento do projeto do Estado do Ceará para desenvolver o segmento de turismo. "Temos outros projetos em avaliação e até junho esperamos ter respostas positivas", disse, referindo-se aos Estados de Pernambuco e do Rio de Janeiro. "Os aeroportos do Galeão e de Santos Dumont estão saturados. É preciso agilizar os novos investimentos", comentou Edimar Silva. O diretor do MTur informou ainda que até o final do ano a entidade espera a aprovação do projeto do Rio Grande do Norte. "Se existir a demanda, podemos discutir, inclusive, um aumento dessa linha de crédito de US$ 1 bilhão", finalizou Silva.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=3,29,0,58806&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário