segunda-feira, 3 de maio de 2010

Reunião do Fohb discute visto para estrangeiros e infraestrutura da aviação

“Passageiros não conseguem se locomover, este é o maior problema”. Com essas palavras, Rafael Gaspari, presidente do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), iniciou sua conversa com a imprensa na última quinta-feira, após a reunião de Diretoria & Conselho do órgão, realizada na capital paulista. O encontro tinha o intuito de debater a ampliação das malhas viária e rodoviária do País, a mobilidade urbana, a flexibilização do visto para estrangeiros no Brasil — principalmente para norte-americanos —, entre outros temas. “Há muitos nós a serem desatados, como a ampliação da oferta hoteleira, a melhoria dos aeroportos, a facilitação de emissão do visto para estrangeiros”, afirmou o deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), membro da CTD (Comissão de Turismo e Desporto) da câmara, que apresentou os projetos da Comissão para este ano.
Roberto Rotter, vice presidente institucional do Fohb, Otavio Leite e Rafael Gaspari na reunião do Fórum

O deputado defendeu que a modificação das regras para emissão de vistos para o Brasil é o ponto chave para facilitação do turismo. “Hoje cerca de 54 milhões de americanos viajam por ano e apenas 1% vem ao País”, avaliou. Segundo Leite, é necessário fomentar os investimentos no transporte para atrair esses turistas, melhorando, ainda, o turismo local. “Os brasileiros deixam US$ 10 bilhões com turismo em outros países todos os anos. No entanto, nossos visitantes gastam apenas US$ 5 bilhões aqui, ou seja, proporcionamos mais receita do que recebemos”.

Copa 2014

Questionado sobre a estrutura para a Copa de 2014, o presidente do Fohb diz estar tranquilo em relação à oferta hoteleira. “Nossa preocupação é fazer com que o turista chegue aos aeroportos, que nossa segurança não seja algo questionável”, comentou. Rafael Gaspari entende que não será necessário construir muitos hotéis, e sim realizar ajustes nos já existentes. “Se fizéssemos nas cidades sede os hotéis estimados, haveria queda grave da circulação nas unidades já instaladas. A ideia é ajustar os hotéis já construídos”.

Parceria

Após a reunião, o Fohb ainda assinou contrato com a HVS Hospitality Services, empresa internacional de consultoria e prestação de serviços atuante no trade turístico. A parceria visa a avaliação do mercado hoteleiro para que, em nome da Copa e das Olimpíadas de 2016, não se desenhe uma oferta maior do que a demanda. “Estamos preocupados com a saúde do mercado hoteleiro. A indústria tem receio de criar uma demanda maior que o mercado, ocasionando problemas que tivemos há dez anos atrás”, analisou Cristiano Vasques, consultor da empresa.
Cristiano Vasques, Da HVS Hospitality Services, e Rafael Gaspari, presidente da Fohb, formalizam contrato para avaliação do mercado
O contrato pretende fazer leitura apurada do mercado hoteleiro, consolidando números reais com a expectativa do trade. “Vamos avaliar, com números fornecidos pelo Fohb, as verdadeiras necessidades do mercado, fazendo estimativas do que deverá ser construído com embasamento em números já existentes, e não especulações”, concluiu Vasques.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/32740-reuniaofohbhvshospitaly.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário