segunda-feira, 3 de maio de 2010

“Revelando o Tocantins” contempla 23 municípios com Inventario Turístico

“Estamos cumprindo mais uma etapa no desenvolvimento do turismo do Estado”. Com estas palavras, o governador em exercício do Tocantins, Eduardo Machado, selou a parceria do Governo do Estado com a Fundação Assis Chateaubriand para realização do projeto “Revelando Tocantins - Turismo Consciente, Futuro Sustentável”. A assinatura de Termo de Cooperação Técnica firmado entre a fundação e governo, por meio da ADTur (Agência de Desenvolvimento Turístico), aconteceu nesta quinta-feira, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.

Assinaram o contrato o presidente da ADTur, Wylkyson Gomes de Sousa, e o diretor de Relações Institucionais da FAC, Paulo César Oliveira, garantindo subsidio para realização de estudos turísticos no Tocantins, e para o desenvolvimento e a implementação de um sistema de governança para o turismo. Participaram os deputados estaduais Iderval Silva e Eli Borges.


Entre as ações do projeto está um inventario turístico de 23 municípios das regiões de Serras e Lago, Praias e Lagos do Cantão, Serras Gerais e Encantos do Jalapão, com hierarquização dos atrativos, capacitação para empresários do setor e sensibilização da comunidade e do trade. De acordo com o presidente da ADTur, as ações somam com os projetos que já estão sendo desenvolvidos e divulgam as belezas naturais do Estado nos cenários nacional e internacional. “Teremos como resultado estatísticas e informações num banco de dados, potencializando as políticas públicas de qualificação e mobilização de todos os agentes do turismo, empresários e empreendedores".

Eduardo Machado também destacou as potencialidades turísticas do Tocantins, a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável e a construção de um projeto para os próximos 30 anos. “O nosso turismo tem vocação diferente de outros locais do Brasil, e o que faltava, e estamos colocando como prioridade, é um projeto pensando em médio e longo prazo, mostrando o comprometimento do Estado para efetivação da iniciativa privada no setor do turismo”.

A garantia de um turismo sustentável foi pontuado pelo diretor da FAC, Paulo César Oliveira, que destacou o trabalho a ser feito junto aos gestores públicos e agentes do turismo. “O Tocantins tem sua natureza ainda preservada e iremos trabalhar conscientização. Nossa função é propor uma nova mentalidade de governança no turismo que contribua para resolver problemas do setor”.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/32757-revelandotocantinsinventarioturistico-.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário