quinta-feira, 24 de junho de 2010

Conselho de Turismo da CNC debate Mobilidade e Acessibilidade para Megaeventos

Em continuação à série de debates sobre Infraestrutura Turística e Megaeventos, o Conselho de Turismo (CTur) da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) convidou os painelistas Martinho Ferreira de Moura, presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Fretamento e Turismo (ANTTUR), e Arthur Cesar Soares, diretor de Mobilidade da Fetranspor para falarem sobre Mobilidade e Acessibilidade para Megaeventos, hoje (23/06), na sede da Confederação.

O presidente da ANTTUR afirmou que no que diz respeito ao setor de transporte de fretamento turístico o Brasil está preparado para suprir a demanda tanto em quantidade quanto em qualidade de serviço, já que hoje as empresas brasileiras do ramo contam com cerca de 50 mil ônibus à disposição.

Entretanto, o setor precisará investir na capacitação de novos motoristas, o que, segundo ele, já está sendo trabalhado junto ao Ministério do Turismo. "Além da parceria com o MTur, o Sest e Senat possuem cursos permanentes de capacitação de motoristas, assim como a Fetranspor, no Rio, que forma a cada três meses um total de 600 motoristas", explicou Martinho Ferreira de Moura. Outra questão levantada por ele, foi a necessidade do poder público de investir em infraestrutura da malha viária, e também na ampliação de locais para estacionamento, embarque e desembarque nos aeroportos, hotéis e pontos turísticos.

Arthur Soares apresentou os projetos de investimento na área de transporte público que serão realizados na cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Dentre eles, a extensão da linha 1 do metrô até à Gávea; melhorias nas estações de trem e aquisição de novas composições; pavimentação e alargamento de vias; criação de centrais de operação e unificação de sistemas de controle de tráfego; e a implementação das Bus Rapid Transit (BRT), vias expressas para ônibus que ligarão várias zonas da cidade. Segundo Arthur a escolha por este sistema se deve a sua rápida implementação e baixo custo.

Para 2014, estão previstas BRTs que ligaram a Barra à Zona Sul, Penha (passando pela Avenida Brasil e aeroporto do Galeão) e Deodoro, além mais uma unindo a Via Dutra à Central do Brasil, no Centro. "Este sistema já está implementado em grandes cidades como Nova Iorque, Paris e Beijing e será um grande legado para a cidade", afirmou.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=3,27,0,60300&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário