domingo, 4 de julho de 2010

Iata desenvolve nova taxa de serviço para agências e tem apoio da Travelport

Com as comissões para os agentes de viagens cada vez mais reduzidas - esse valor nos últimos anos passou de 9% para 6% - uma nova alternativa de cobrança de serviços está sendo desenvolvida para o mercado brasileiro. O Travel Agent Service Fee (Tasf) consiste em oferecer um sistema prático para o agente cobrar pelo serviço que presta. "Essa ferramenta já foi implantada em mais de 40 países e se tornou uma solução viável para as agências associadas à Iata garantirem maior produtividade O valor a ser embutido para o cliente ficará a critério de cada agente", revelou Luis Carlos Vargas, gerente de Serviços para o Passageiro da International Ait Transport Association (IATA).

A entidade será a responsável por administrar todo o processamento da Tasf no mercado turístico brasileiro, incluindo a geração de informativos para as companhias de cartões de crédito. Para isso, a Iata criará uma nova empresa e que irá coordenar essas ações comerciais. O gerente da Iata no Brasil, Filipe Reis, está finalizando esse processo com a diretoria da entidade em Genebra. "O sistema para a emissão do valor da Tasf será semelhante a de um bilhete aéreo. No entanto, essa taxa não está vinculada apenas compra de passagens aéreas. Ela poderá ser emitida, por exemplo, para serviços consulares e para a comercialização de diárias hotéis e de locação de carros", explicou Vargas.

Por enquanto, a forma de pagamento da Tasf será somente por meio de cartões de crédito. Para o futuro, a proposta é oferecer a opção de pagamento em dinheiro. O executivo destacou ainda que as agências poderão padronizar os valores da Tasf de acordo com categorias de serviços. No caso das empresas aéreas, os agentes podem definir uma taxa para vendas de passagens de primeira classe e outra diferente para os clientes de executiva e econômica. "Nas próximas duas semanas iniciamos os testes da ferramenta, apresentaremos esse modelo de cobrança para a diretoria da Abav Nacional e assim feito vamos autorizar os três principais GDS a disponibilizarem a Tasf", disse Vargas.

A Travelport já está preparada para a Tasf e em parceria com a Iata realizou nesta quinta-feira (01/07), em São Paulo, um treinamento para 50 agentes de viagens corporativos da capital paulista, do Rio de Janeiro e de Curitiba. "Conseguimos integrar a Tasf aos nossos sistemas do Galileo e do Worldspan e aguardamos apenas a aprovação para oferecer a ferramenta ao mercado brasileiro", comentou Larissa Moura, diretora Comercial da Travelport no Brasil, mencionando que essa capacitação será replicada nas principais capitais do país.

fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1024&pStrLink=3,42,0,60608&IndSeguro=0

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário