quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Avanços do Programa de Regionalização do Turismo são discutidos em Brasília

Os representantes da Câmara Temática de Regionalização do Conselho Nacional de Turismo estiveram reunidos na manhã da última terça-feira, em Brasília (DF). O encontro foi uma oportunidade para que os representantes de entidades governamentais e civis pudessem contribuir para a avaliação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

A avaliação do programa está sendo realizada pelo MTur em parceria com o IADH (Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano). A proposta de avaliação é participativa, envolvendo atores estratégicos do turismo nacional que atuam nas esferas governamental, empresarial e terceiro setor, visando identificar e analisar os fatores associados ao êxito ou ao insucesso de seus processos e resultados, registrando as lições aprendidas. No final da avaliação, serão propostas alternativas para a sustentabilidade do Programa de Regionalização do Turismo. Os participantes da Câmara Temática de Regionalização avaliaram de forma individual, ressaltando avanços e impactos no turismo, e depois fizeram contribuições coletivamente.

O secretário Nacional de Políticas do Turismo do MTur, Carlos Silva, esteve presente e destacou a importância da reunião. “O Programa de Regionalização do Turismo trouxe bons resultados, e pode ser considerado como a mola motriz do ministério. Porém, devemos procurar melhorar e avaliar o programa de forma honesta, visando a potencialização e consolidação da política de turismo”, disse o secretário. A Câmara Temática de Regionalização tem como objetivo a organização, a qualificação e a diversificação da oferta turística, de forma participativa e integrada no espaço regional.

Estavam presentes na oficina representantes das entidades: CNC (Confederação Nacional do Comércio), Contratuh (Confederação Nacional dos Trabalhadores de Turismo e Hospitalidade), CNTur (Confederação Nacional do Turismo), Fenagtur (Federação Nacional de Guias de Turismo), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), CBCVB (Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux), CNM (Confederação Nacional de Municípios), Sindetur (Sindicato das Empresas de Turismo), além do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Integração e MTur.

Entenda a Regionalização

Tendo como base as metas previstas no Plano Nacional de Turismo, o Programa de Regionalização pretende desenvolver a atividade turística de forma regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo. Dessa forma, adotou-se o conceito de região turística como referência espacial, na qual se inserem os produtos turísticos. O programa é um modelo de gestão de política pública descentralizada, coordenada e integrada, com apoio de fóruns, secretarias de turismo e demais instâncias. Através dessa política, o MTur mapeou 276 regiões turísticas no Brasil, envolvendo 3.635 municípios.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/34554-avancos-do-programa-de-regionalizacao-do-turismo-sao-discutidos-em-brasilia.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário