terça-feira, 3 de agosto de 2010

Conheça a 'Vermelha', um dos mais famosos bairros de Teresina (PI)

Entre os bairros mais antigos estão Poty Velho e Vermelha, bairros de tradições e que revelam muito da cultura teresinense. Você já acompanhou na matéria anterior a história do Poty Velho, confira agora como surgiu o bairro Vermelha. Quem nos conta é o Sr. Benedito Ramos.

E tudo começou num Pé-de-Piqui

Colocando a mão na massa
Na praça ao lado da Igreja Nossa Senhora de Lourdes havia um Pé-de-Piqui, mas não era qualquer Pé-de-Piqui, esse era famoso, era onde os moradores da redondeza sentavam à sua sombra e conversavam, colocavam, como se diz hoje, os papos em dia. Além de ser ponto de encontro de conversas era o ponto final da 1ª linha de ônibus teresinense e parada de ônibus que faziam linha para o Sul do Estado. Ao redor do Pé-de-Piqui instalaram várias barracas de vender alimentos, bebidas para os que lá pousavam seja para bater um papo ou de passada para ir ao centro da cidade ou ao sul do estado. Foi em meio a esses encontros e desencontros no Pé-de-Piqui que o bairro Vermelha cresceu.

O Sr. Ramos não é só um morador que sabe a história de seu bairro, ele também ajudou a construí-lo. A conhecida Igreja Nossa Senhora de Lourdes, famosa pelas suas portas tombadas feitas pelo Mestre Dezinho, foi construída voluntariamente pelos moradores do bairro e um deles era o Sr. Ramos que afirma ter carregado baldes de areia e cimento para colocar a igreja de pé.

Portas tombadas feitas por Mestre Dezinho

Falando na Igreja Nossa Senhora de Lourdes...

Além de ser um dos bairros mais antigos de Teresina, o bairro Vermelha é conhecido pela fé de seus moradores. Você sabia que até hoje no bairro acontece novenas, festejos e até mesmo a visitação de santas de casa em casa? Os moradores são muitos fiéis e prova disso foi a construção da igreja como vimos mais acima com o Sr. Ramos, um dos moradores que ajudou a construir a igreja. Foram os moradores que construíram a igreja e que a ajudam a manter até hoje.

Moradores ajudando a construir a Igreja
Primeiras missas

Nem tudo é só maravilha!

Dois bairros grandes com uma estrutura razoável, mas que ainda apresentam muitos problemas que vão lixo nas ruas e praças, até a falta de segurança. Como bairros que possuem pontos turísticos da cidade ficam desprovidos de segurança, isso é perceptível ao andar pelas ruas você não encontra policiamento. Dona Roseane da Silva, moradora do bairro Vermelha relatou que já foi assaltada na parada de ônibus que localiza-se na praça da Igreja Nossa Senhora de Lourdes e ela não foi a única, os assaltos são constantes nessa região.

Praça da Igreja, em frente ao relógio

É impressionante que mesmo com propagandas de educação do tipo “Jogue lixo no lixo” as pessoas insistem em jogar lixo nas praças, nas ruas, pela janela do ônibus, enfim não respeitam o ambiente em que vivem. É claro que não são todas as pessoas que fazem isso, mas boa parte.

fonte:http://180graus.brasilportais.com.br/cultura/conheca-a-vermelha-um-dos-mais-famosos-bairros-de-the-349133.html

Ismailon Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário