O ministro do Turismo, Luiz Barretto, lançou nesta sexta-feira a 3ª edição do programa Jovem Tur, projeto do MTur em parceira com a Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) que tem como objetivo capacitar para o turismo alunos da rede pública de ensino da cidade de São Paulo com foco na Copa do Mundo 2014. Neste ano, o programa vai qualificar quatro mil jovens.
O projeto irá capacitar jovens para os cargos de hostess e recreador e dará ênfase no idioma de inglês apropriado para o turismo. Segundo o ministro Luiz Barretto, trata-se de um programa que oferece a oportunidade de o jovem conquistar o seu primeiro emprego. "É uma forma de dar a chance não só de estabelecer uma relação entre o jovem e o turismo, mas também de proporcionar a possibilidade de trabalho para os estudantes, sem que eles larguem a escola", afirma Barretto.
Nas últimas edições do programa, realizadas em 2008 e 2009, foram capacitados mil e três mil alunos, respectivamente. Nesta edição do Jovem Tur, serão oferecidas quatro mil vagas, sendo que cada uma das cinco regiões da capital paulista (norte, sul, leste, oeste e centro) terá 800 em escolas que ainda serão definidas.
"Este programa é resultado de nosso esforço em trabalhar com quem será o futuro do País. A juventude brasileira tem um imenso futuro e o Jovem Tur vem em boa hora, já que o País vive um bom momento e as oportunidades vêm crescendo", disse o ministro. "Mas ainda temos muitos desafios pela frente. Temos que querer sempre mais. Por exemplo, podemos, no futuro, reproduzir esta parceria em outros estados".
O curso oferecerá aos estudantes a carga horária de 220 horas/aula, sendo 5 horas/aula por dia, quatro vezes por semana, sendo 40 horas/aula do curso "A introdução ao turismo", 40 horas/aula de "Qualificação específica - hostess ou recreador, 120 horas/aula de inglês e 20 horas/aulas de visitas técnicas.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/34574-ministro-barretto-lanca-a-3o-edicao-do-jovem-tur-em-sao-paulo.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário