Um edifício de 67 andares será construído perto do lendário Empire State Building, após uma decisão municipal divulgada nesta quarta-feira que ignorou os protestos contra o projeto. O edifício será construído a apenas duas quadras do ícone da art déco que é considerado um símbolo da cidade, assim como a Estátua da Liberdade, o Edifício Chrysler ou a Ponte do Brooklyn.
O projeto foi aprovado por uma maioria esmagadora de 47 votos a favor e um contra no plenário do Conselho Municipal. O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, tinha dado anteriormente um forte sinal de apoio ao projeto. Anthony Malkin, atual proprietário do Empire State, havia solicitado ao conselho que barrasse a construção do novo prédio, argumentando que a construção ofuscará a imagem do célebre arranha-céu construído em 1931.
"Não se trata de proibir edifícios altos, e sim de preservar o caráter único da paisagem urbana da cidade", afirmaram os donos do Empire State Building. O novo arranha-céu, projetado pelo escritório de arquitetos Pelli Clarke Pelli, será erguido a apenas duas quadras do Empire State, próximo ao terminal de Penn Station e ao Madison Square Garden.
"Será uma grande contribuição para nossa paisagem urbana. O Penn Station é um dos grandes centros de transporte mundiais, e por isso (o prédio) será de fácil acesso para as pessoas", defendeu Bloomberg, lembrando que desde o final do século XIX o urbanismo de Manhattan é dominado pela competição "bem-vinda" aos que querem construir sempre o mais belo e o mais alto..
O prédio abrigará escritórios e, em seus andares inferiores, terá áreas para lojas. Os promotores do projeto asseguraram que o edifício garantirá a criação de 8.000 empregos permanentes e gerará 3 bilhões de dólares anuais. O prefeito chegou a ridicularizar o apelo dos proprietários do Empire State, que, mesmo com o novo vizinho, continuará sendo o edifício mais alto de Nova York, por apenas 10 metros de vantagem.
Bloomberg explicou que a história urbana de Nova York tem sido alimentada desde o final do século XIX por uma saudável competição de quem constrói o arranha-céu mais alto e mais belo. As torres gêmeas do World Trade Center eram os prédios mais altos da cidade, mas seu colapso após o atentado de 11 de setembro de 2001 devolveu ao Empire State Building o título de mais alto.
Os dias do Empire State Building com este título estão contados: um novo prédio, o "One World Trade Center", está sendo construído no Marco Zero, no sul de Manhattan. Ele terá 104 andares e atingirá 541 metros de altura, que será o mais alto dos Estados Unidos assim que as obras forem concluídas.
fonte:http://viagem.uol.com.br/ultnot/afp/2010/08/25/novo-arranha-ceu-fara-sombra-ao-empire-state-building.jhtm
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário