Para comemorar o Dia Mundial do Turismo, celebrado ontem segunda-feira, dia 27, Alagoas, nesses últimos quatro anos, mostrou muitos resultados que podem ser destacados. O fluxo de passageiros no Aeroporto Zumbi dos Palmares, que vem crescendo a cada mês, acima da média brasileira, e a ocupação hoteleira em alta durante todo o ano, com picos de 80 a 100% em feriados e temporada são sinais de que as ações no segmento geram resultados positivos.
Um dos dados mais significativos do crescimento que o turismo alagoano vive, são os números de desembarques de passageiros e vôos no aeroporto Zumbi dos Palmates. Informações divulgadas pela Infraero mensalmente, apontam aumento de fluxo de passageiros de ‘janeiro a agosto’ de 2010, em relação ao mesmo período do ano de 2009. Maceió apresentou aumento de 22% na chegada de pessoas no aeroporto em agosto, comparado ao mesmo mês do ano passado. Já no acumulado de janeiro a agosto, o crescimento foi ainda maior: quase 35%.
A captação de novos vôos, uma das áreas trabalhadas pela Setur, contribui para o aumento no fluxo. As empresas aéreas Trip, Azul e Noar colocaram Maceió em suas rotas, assim como operadoras aumentam seus vôos fretados para Alagoas, principalmente no verão e em feriados prolongados.
Resultados - Alagoas se destaca atualmente como um dos principais destinos brasileiros e é líder de vendas pela operadora CVC em diversas cidades, como Cuiabá, Londrina, Maringá, e interior de São Paulo. Outras operadoras também têm Alagoas como destino em alta, como a Visual, que lançou fretamentos para Maceió para o verão 2010/2011.
Os fretamentos têm início em 18 de dezembro e prosseguem até o carnaval. São voos semanais, com partidas aos sábados do aeroporto de Congonhas, em São Paulo - a operadora tem 183 assentos disponíveis por voo. A operadora Visual faz eventos de lançamento nas cidades que terão vôos, com o apoio da Setur-AL e da ABIH-AL.
"No ano passado fizemos este mesmo evento em novembro, bem às vésperas do início dos fretamentos. Mas este ano, em função da grande procura, decidimos fazer agora em setembro até para que os agentes tenham mais tempo para reservar", explica o diretor presidente da Visual, Afonso Louro. Eventos semelhantes serão realizados em Campinas (28/09), Ribeirão Preto (29/09), Belo Horizonte (07/10), Curitiba (16/10), Brasília (21/10) e Goiânia (22/10).
Investimentos - O crescimento visível do turismo se reflete em hotéis lotados e na economia aquecida. Além disso, a demanda aquecida também incentiva empresários a investir no Estado, como é o caso da rede hoteleira que se amplia com a construção de hotéis e pousadas. Já foram inaugurados e ampliados, de 2007 a 2010, onze hotéis, como o Ritz Coralli, Radisson, Kenoa Resort e o Salinas Maceió.
Até o fim deste ano, serão mais três empreendimentos inaugurados: Mércure Pajuçara, Tropicallis, na Ponta Verde, e o Hotel Meridiano, na Pajuçara. Outros 12 hotéis estão em fase de construção, com previsão de inauguração em 2011 e 2012.
Assim como na área empresarial, o Estado e a capital alagoana vem recebendo investimentos na área da infraestrutura, que beneficia diretamente o turismo. São estradas, como a duplicação da rodovia AL 101 Sul, de Maceió a Barra de São Miguel, com previsão de conclusão até o fim de 2010, além de obras na área de saneamento, como o esgotamento de toda a bacia da Pajuçara, que abrange a parte baixa de Maceió, até Jacarecica.
Ações institucionais - Para que todos esses resultados aconteçam, a Setur-AL (Secretaria de Estado do Turismo), em parceria com secretarias municipais, como a de Maceió (Semptur), Sebrae-AL e a ABIH-AL (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas), desenvolvem ações ao longo do ano para divulgação do destino e captação de voos e turistas. São caravanas, feiras, ‘workshops’, ‘road shows’ realizados nos principais mercados emissores para Alagoas.
“Hoje temos maior engajamento entre os municípios turísticos. A Setur vem promovendo encontros com os municípios, tanto para as ações promocionais, quanto para a formatação de novos roteiros”, afirma a secretária de Turismo Danielle Novis. Em relação à formatação de novos roteiros, a Setur vem trabalhando com os segmentos de Aventura, Etnia, Civilização do Açúcar, Histórico-cultural, além dos já desenvolvidos como Lua de Mel, Melhor Idade, Eventos e Negócios, e Sol e Praia.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/35631-alagoas-comemora-crescimento-de-fluxo-e-novos-investimentos.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário