A Pesquisa Global da Sita sobre auto-serviço com os mais importantes aeroportos do mundo descobriu que os brasileiros são os passageiros que adotariam mais rapidamente qualquer solução self-service que torne a vida do passageiro mais fácil.A pesquisa da empresa de soluções ainda descobriu que 83% dos passageiros brasileiros gostariam de ir além e usar soluções de despacho de bagagem fora do aeroporto.
Enquanto isso, 79% demonstraram interesse em fazer, eles mesmos, a etiquetagem de suas malas no aeroporto e 83% gostariam de fazer isso em casa ou no escritório, se fosse possível. Em escala global, 66% dos que responderam a pesquisa usariam um quiosque para reclamar de extravio, perda ou roubo de bagagem. No Brasil este número é de 90%.
A popularidade dos quiosques no Aeroporto de Guarulhos também se demonstra quanto a outros usos potenciais do auto-serviço, como, por exemplo, o agendamento e mudança de voos, a compra de serviços adicionais (refeições, por exemplo) e autotransferência. O interesse nestas opções é particularmente alta entre viajantes brasileiros, chegando à casa dos 80%.
O uso dos quiosques para check-in ganhou grande popularidade em São Paulo, pulando de 37%, em 2009, para 76% de passageiros interessados em usar regularmente esta tecnologia. O alto interesse dos passageiros brasileiros em acessar os websites das companhias aéreas para não somente marcar um voo, mas também conseguir informação online e modificar suas reservas chega a 90%.
O número de passageiros que faz reserva de voo via internet no Aeroporto de Guarulhos é de 87%, uma porcentagem menor apenas que a do aeroporto mais movimentado do mundo, que fica em Atlanta, nos EUA. Também impressiona a queda no número de passageiros que nunca haviam feito check-in online – de 89% em 2009 para 46% neste ano – o check-in online é usado intermitentemente por 49% e frequentemente por 5%, em comparação aos 57% de Atlanta.
Enquanto, globalmente, a maior razão para o não-uso do check-in online era a presença de malas para despachar (27%), o maior obstáculo em Guarulhos foi a dificuldade de fazer check-in de companheiros de viagem.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/tecnologia/36356-sitapesquisagru.html
Ismailon Moraes
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