Diversidade é a palavra que define a Feira do Artesanato Mundial- FAM, que chega ao terceiro dia neste domingo. O evento traz um pouco das cores e texturas de mais de 20 países e vários estados brasileiros, incluindo o Piauí, com uma amostra do artesanato de Teresina.
Com essa estrutura, o visitante faz uma verdadeira viagem pela cultura de vários povos e ainda pode levar para casa peças raramente encontradas por aqui. O evento segue até o dia 28 no Atlantic City . O horário de funcionamento é das 16 às 22 horas. “É uma feira maravilhosa, que a gente consegue ter contato com produto que teríamos que viajar muito para poder conhecer”, afirma a visitante Maria Helena Castro.
O grande cartão postal da Feira é a “Caravana Marrocos”, onde vários países da Ásia e África estão reunidos em uma única tenda. Nela é possível encontrar luminárias rústicas, prataria, pufs e várias peças representativas dos dois continentes.
Logo ao lado, o destaque vai para o Egito, também do continente africano. O estande desse país trouxe um pouco da culinária através de um pastel coberto com gergelim, uma tapioca recheada com tâmara e um suco de uva com água de rosas. “ É uma culinária especial, que vem desde o antigo Egito. O suco de uvas, por exemplo, é afrodisíaco e faz bem pra pele”, destaca a expositora e artesã Sara Taisi.
Bem próximo do Egito está o estande da Palestina, que ganha destaque pelas cerâmicas decorativas. As peças são produzidas por uma família tradicional, que já produz arte há mais de 500 anos naquele país. Neste estande é possível encontrar pratos, petisqueiras, copos ,luminárias, entre outros.
Um dos produtos que tem feito maior sucesso na feira são os cristais da Turquia. É a primeira vez que as peças são expostas no Brasil e os teresinenses estão tendo oportunidade de comprar diretamente dos artesãos, o que faz o preço das peças ficar abaixo do valor de mercado.
Para as mulheres que gostam de bijuterias, o estande indicado é o da Índia, um país da Ásia Meridional. No local existe uma imensidade de pulseiras, anéis, brincos e roupas típicas indianas que também fazem moda no Brasil, como batas e vestidos longos.
No meio da arte de todos esses países, ganha destaque o artesanato de Teresina. Com apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Teresina- Semdec, artesãos locais estão tendo a oportunidade de expor, em pé de igualdade, o melhor da arte da capital piauiense.
O Secretário Alexandre Pinheiro, que apostou na iniciativa, diz que o evento está estimulando o artesanato local. Hoje estamos reunindo vários países e essa feira serve tanto para os teresinenses, para conhecer os produtos de outros lugares, como também comparar. E a prefeitura foi um dos maiores apoiadores, estamos aqui com vários produtos que mostram a nossa potencialidade local”, afirma.
Na programação da Feira do Artesanato Mundial tem ainda apresentações artísticas, com grupos culturais levados pela Fundação Cultural Monsenhor Chaves. Além disso, a partir da terça-feira a FAM oferecerá oficinas gratuitas. “Teresina já desponta com o seu artesanato e a participação nesta feira mostra a nossa cultura empreendedora”, destaca Jose Lima secretária executiva da Semdec.
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário