Considerado um dos pontos turísticos mais bonitos do Piauí, o Parque Ecológico Cachoeira do Urubu, situado na divisa dos municípios de Batalha e Esperantina, a cerca de 174 quilômetros ao norte de Teresina, está abandonado. O site 'Folha de Batalha' foi ao local e trouxe fotos do descaso no local.
Chamado de 'Cachoeira do Urubu', é uma das atrações turísticas turísticas das mais conhecidas do estado, como é a 'Serra da Capivara', em São Raimundo Nonato, e o 'Delta do Parnaíba', no litoral do Piauí. O local deveria ser um verdadeiro paraíso do norte do estado, com suas enormes quedas d´água durante o período chuvoso.
Acima o antes e o depois do descaso do poder público.
ATRAÇÃO ABANDONADA
De uns tempos para cá não recebeu mais tantos turistas assim e acabou caindo no esquecimento. O fluxo de turistas caiu consideravelmente. Como se isso não bastasse, nos últimos anos o Governo do Estado não demonstrou preocupação alguma pelo local. Para se ter uma ideia, a passarela que separa os dois municípios que levam ao parque, medindo 315 metros de comprimento, construída em 1993, na gestão do então governador Freitas Neto, está interditada.
PASSARELA EM OBRAS...
A passarela está há meses parada para uma reforma. Em março deste ano, a pedido do Ministério Publico Estadual, uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local fazendo uma vistoria, e concluiu que existem tábuas danificadas em quase toda aextensão da passarela. Parte da madeira está parcialmente podre, oferecendo grande risco para os poucos turistas que ainda teimam em ir ao local. Outros sinais do descaso: banheiros imundos, faltam torneiras, vasos e até mesmo água. sobretudo, água e sabão.
TURISTAS LAMENTAM A SITUAÇÃO
Augusto César, que sempre costumava frequentar a Cachoeira do Urubu, disse sentir "vergolha alheia" do estado de abandono que se encontra um parque que deveria atrair até turistas do exterior à sua região. 'É uma falta de compromisso com a coisa pública. Isso aqui deveria ser mais valorizado", afirmou, enquanto tocava em uma das cercas que interdita a travessia do parque.
No ano passado, o Governo do Estado, que é quem deveria estar administrando o local, fez assembléia geral na Piemtur para cedê-lo à prefeitura de Esperantina. Com a justificativa de que todas as esferas governamentais têm obrigação de contribuir para o desenvolvimento do turismo no Piauí, o projeto de reforma não saiu do papel. Recentemente, o vereador Regys Sampaio (PMDB), de Esperantina, apresentou uma indicação solicitando que o Poder Executivo Municipal daquela cidade tome providências para viabilizar a reforma de toda a infra-estrutura do local. A reivindicação do vereador foi aprovada por unanimidade durante a sessão plenária do dia 5 de novembro de 2010. Os turistas aguardam. Afinal de contas, a população já cansou de conviver com um turismo que não sabe fazer uma Orla da Praia de Atalaia decente e não consegue terminar uma reforma num Parque Potycabana.
CONFIRA AQUI AS FOTOS DO DESCASO NA CACHOEIRA:
E O PODER PÚBLICO, NÃO VAI FAZER NADA?
fonte:http://180graus.com/geral/ponto-turistico-cachoeira-do-urubu-esta-abandonada-379775.html
lugar muito lindo, mais parese um lixão tem lixo de mais,e banheiro nem se fala,da nojo anda nesse luga vamos altoridades da um jeito nisso vamos cuida do q é nosso...
ResponderExcluir