Santa Catarina, apesar de sua pequena extensão territorial - com apenas 94,5%, ou 1% do território nacional - é um dos estados brasileiros com o maior número de fontes hidrotermais, aproveitadas em 14 estâncias turísticas, possuindo a segunda melhor fonte de água termal do mundo, a de Caldas da Imperatriz, precedida apenas pela de Vicky, na França.
Visando aumentar a presença de turistas nesses locais, a Associação de Turismo Hidrotermal de Santa Catarina (ATHISC), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e da SANTUR vai promover dia 10 de novembro, em Curitiba, o Encontro do Turismo Termal de Santa Catarina, um Workshop para agentes de viagens e imprensa. O objetivo é criar oportunidades de comercialização e divulgação desses produtos e seu potencial, para os empreendimentos e a municipalidade junto ao mercado paranaense.
Todos os anos milhares de turistas de todas as idades buscam os benefícios relaxantes e terapêuticos das águas termais catarinenses movimentando as 14 estâncias hidrotermais, localizadas em 13 municípios.
Passar férias num lugar tranqüilo, longe da agitação e em total harmonia e contato com o que de melhor a natureza oferece, também é outro fator que atrai um número crescente de turistas, devido à melhoria da infra-estrutura hoteleira e das estâncias termais, tornando esses locais ótimas opções de descanso, tratamento e de lazer para a família.
Crescem também as alternativas de tratamentos terapêuticos e estéticos, através dos quais os turistas podem gozar das propriedades benéficas das águas, relaxando em banheiras de imersão e hidromassagem e desfrutando de tratamentos com lama e água radioativa em banheiras, piscinas, duchas, hidroginástica, massagens, entre outros. As estâncias também dispõem de piscinas abertas ao público nos parques aquáticos.
As estâncias também oferecem modalidades de lazer ao ar livre como caminhadas, passeios turísticos, roteiros de compras e visitas a atrativos histórico-culturais, além de uma farta e saborosa gastronomia.
Um pouco de história das estâncias
Em Santa Catarina as fontes foram descobertas em 1813 por caçadores, em terras da então freguesia de São José. Mais tarde, em 1845, Dom Pedro II e Dona Tereza Cristina visitaram o município de Santo Amaro na Grande Florianópolis. O casal ficou entusiasmado com as propriedades das águas termais da região e mandou construir no local um prédio, o antigo Hotel Caldas da Imperatriz, hoje municipalizado, dando origem à primeira estância termal do Brasil, a Caldas da Imperatriz. A estância recebeu esse nome em homenagem ao casal real e possui, segundo estudos, a segunda melhor fonte de água termal do mundo em qualidade, precedida apenas pela de Vicky, na França. Suas águas são também as melhores da América do Sul.
Estâncias Hidrotermais
As estâncias estão bem distribuídas por todo o território catarinense, localizadas em quatro regiões turísticas do Estado. Na região dos Encantos do Sul encontram-se nos municípios de Tubarão (Termas da Guarda e Termas do Rio do Pouso), além de Gravatal e Santa Rosa de Lima. Na Grande Florianópolis localizam-se em Santo Amaro da Imperatriz e Águas Mornas; no Vale do Contestado em Piratuba, Itá e Treze Tílias, e no Grande Oeste estão em Águas de Chapecó, São Carlos, Palmitos, São João do Oeste e Quilombo.
Agenda dos Encontros
- Curitiba – 10/11/2010 - 10:30h - Hotel Bourbon & Tower
- Porto Alegre – 17/11/2010 – 12h – Hotel Plaza
- Gramado – 18 a 20/11/2010 – Festival de Turismo de Gramado
- São Paulo – 25/11/2010
- Florianópolis – 01/12/2010
- Blumenau – 02/12/2010 – Hotel Plaza Blumenau
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/36552-santacatarinaapresenta-suas-aguas-hidrotermais-.html
Ismailon Moraes
Nenhum comentário:
Postar um comentário