sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Audiência avaliará medidas contra atrasos e cancelamentos de voos

A Comissão de Viação e Transportes realiza no próximo dia 15 audiência pública para discutir os atrasos e os cancelamentos de voos nos aeroportos brasileiros. A infraestrutura aeroportuária tem sido tema de debates e pronunciamentos parlamentares frequentes na Câmara em razão do crescimento do número de passageiros e da realização da Copa do Mundo em 2014.

A audiência foi proposta pelos deputados Hugo Leal (PSC-RJ) e Vanderlei Macris (PSDB-SP). Leal lembra que, somente em Brasília, houve um aumento, desde agosto, de 50% nas queixas por atrasos e cancelamentos de vôos no juizado especial instalado no aeroporto Juscelino Kubitschek. Leal ainda lembra que o Sindicato Nacional dos Aeronautas denuncia que os pilotos e comissários têm sido pressionados e, “até mesmo coagidos”, a exceder o limite de horas previsto na regulamentação profissional da categoria, colocando em risco a segurança dos voos.

Nos dois casos mais recentes foram prejudicados passageiros da Gol e Tam. Para o deputado Guilherme Campos (DEM-SP), esses problemas mostram que a preocupação não deve ser só com a Copa de 2014. "A preocupação é com a proximidade do final do ano. As instalações físicas e [o modelo de operação] que nós temos hoje já não funcionam e devem se agravar na época da Copa. Nós já temos hoje uma situação extremamente complicada".

Dados da Controladoria-Geral da União, divulgados pela ONG Contas Abertas, mostram que menos de 1% das obras nas 12 cidades-sedes da Copa do Mundo haviam sido executadas até setembro deste ano. No caso da ampliação dos aeroportos, dos quase R$ 5,6 bilhões que o governo federal colocou à disposição da Infraero, apenas R$ 49,3 milhões foram efetivamente gastos.

Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), a maior parte do atraso está ligada à suspensão de obras com indícios de irregularidades apontados pelo Tribunal de Contas da União. Ele argumenta que o órgão utiliza critérios inapropriados. Ele cita como exemplo a comparação de valores de execução de obras em pistas de aeroportos com aquelas feitas em rodovias ou de terminal de aeroportos com casa popular. “Então evidentemente que não se consegue chegar num acordo sobre preços e o tribunal sempre acusa sobrepreço".

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/governo/37255-audienciaaeroportos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário