domingo, 5 de dezembro de 2010

Governo espanhol declara "estado de alarme" por situação nos aeroportos

O Governo espanhol declarou "estado de alarme" no país devido à situação nos aeroportos pela paralisação dos controladores, obrigando ao fechamento do espaço aéreo espanhol, atualmente sob controle militar, anunciou o primeiro vice-presidente do Executivo, Alfredo Pérez Rubalcaba.A medida sem precedentes na história da Espanha democrática entrará em vigor uma hora após a publicação do decreto lei que dá forma e terá duração de 15 dias.

Rubalcaba explicou que com a declaração do "estado de alarme" os controladores, que causaram o fechamento do espaço aéreo espanhol ao ausentarem-se de seus postos de trabalho, "passam a estar mobilizados" e incorrerão em um delito de desobediência pelo qual poderão ser perseguidos penalmente.

"É evidente que estamos diante de trabalhadores que se valem de sua posição preeminente no controle aéreo, sabem que são quase únicos no desempenho de suas funções e estão defendendo privilégios intoleráveis que o Governo não vai aceitar", afirmou o vice-presidente, quem classificou de "chantagem" a atuação dos controladores.

A decisão de declarar "estado de alarme" foi adotada em reunião extraordinária do Conselho de Ministros, presidido pelo chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero. Rubalcaba disse que comunicou a decisão ao líder da oposição, Mariano Rajoy, e outros dirigentes políticos.

fonte:http://viagem.uol.com.br/ultnot/efe/2010/12/04/governo-espanhol-declara-estado-de-alarme-por-situacao-nos-aeroportos.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário