Especialistas em comunicação e promoção do Brasil no exterior falaram na tarde desta segunda-feira para cerca de 200 pessoas sobre as estratégias de comunicação usadas para promover o País no mercado internacional. O tema também abrangeu a divulgação e preparação do Brasil para os grandes eventos esportivos – Copa do Mundo e Olimpíadas – que o país sedia nos próximos anos. O painel faz parte do Seminário A Imagem do País e a promoção Turística Internacional, promovido pela Embratur e organizado pelo Instituto Marca Brasil e que segue até esta terça-feira em Brasília.
Para participar do painel “O papel do Governo na formação da imagem País e seu reflexo no turismo” foram chamados o secretário executivo da Secom (Secretaria de Comunicação) da Presidência da República, o jornalista Otoni Fernandes Jr, o embaixador Norton Rapesta, do Ministério das Relações Exteriores e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Manoel Silva de Souza. Os três especialistas falaram sobre a importância de melhorar a visão dos brasileiros em relação ao seu próprio País e de planejar antecipadamente as ações de divulgação do Brasil.
De acordo com o jornalista, a Secom fez uma pesquisa e os dados apontaram que uma faixa da população, que normalmente viaja para o exterior, tinha uma baixa autoestima em relação a ser brasileiro. Para melhorar essa visão, organizou-se campanhas no exterior, junto a mídia, por meio de notícias positivas, para que de fora para dentro, como em um efeito bumerang. “Foram definidas diretrizes positivas na divulgação do Brasil no exterior, que são desenvolvimento sustentável, inclusão social, solidez econômica e estabilidade política e governamental. Com isso, as notícias sobre o Brasil deixaram de ser ruins e focaram em destaques que nosso País tem”, afirmou Fernandes Jr.
O embaixador Norton Rapesta disse que o Brasil vem, aos poucos, melhorando sua autoestima e seus pontos positivos. Com isso, é possível trabalhar a imagem do País no exterior. “A imagem sempre tem que ser verdadeira. Temos que tratar da realidade, para assim refletir positivamente. O turismo se beneficia e gera investimentos em outros setores”, afirmou.
Voltado aos grandes eventos – Ações de comunicação planejadas e voltadas ao público interno também foram abordadas pelo secretário executivo do Ministério dos Esportes, Waldemar Manoel Silva de Souza. Referindo-se a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, Souza falou da importância que a comunicação tem para levar uma idéia ao exterior. “Cada uma das nações que já sediou esses eventos esportivos, usou ações de comunicação e slogan para divulgar uma ideia. O Brasil tem que pensar nisso e planejar que diretriz quer repassar para o exterior com essses eventos”, afirmou o secretário.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/brasil/37188-imagem-positiva-do-brasil-no-exterior-e-promovida-com-acoes-de-comunicacao.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário