Os constantes descasos das companhias aéreas para com os seus usuários determinaram uma enxurrada de processos no ano passado. A maioria das ações decorre por atrasos e cancelamentos de voos, sem que as empresas do setor aéreo ofereçam os direitos determinados por lei aos passageiros. Somente através da Andep -Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo-, 335 passageiros entraram com processos para buscar indenizações em JEC (Juizados Especiais Cíveis).
Destas ações ajuizadas pela Andep, 255 são individuais e duas são coletivas, que envolvem 80 passageiros. Além disso, ainda há outros processos públicos em tramitação na Justiça Federal.
O advogado e presidente da Andep, Cláudio Candiota Filho, salienta que este número poderia ser muito maior, visto que a indiferença das companhias aéreas com o consumidor é constante nos aeroportos do País. “O brasileiro precisa se habituar a buscar os seus direitos. O consumidor com causas consistentes tem todas as chances de receber a indenização da empresa aérea”, ressalta Candiota.
Para agilizar as causas dos passageiros, a Andep conta com advogados credenciados na maioria dos Estados brasileiros, que oferecem orientações gratuitas por telefone e e-mail. No site www.andep.com.br é possível obter mais informações. O telefone de contato é (51) 3217-4644.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/aviacao/37830-andep-registra-mais-de-300-acoes-contra-companhias-aereas-em-2010.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário