Depois de inaugurar o novo terminal de passageiros, no final de 2010, o Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) passará por outras reformas. A Setra (Secretaria de Transportes) deve lançar nas próximas semanas o edital de licitação que visa contratar uma empresa para recuperar as pistas do aeródromo e fornecerá dois push back - tratores de reboque responsáveis por manobrar as aeronaves. O pacote, orçado inicialmente em R$ 12,4 milhões, prevê as instalações de iluminação noturna e da cerca de proteção patrimonial.
"Hoje, o avião se movimenta e estaciona sem ajuda. Para isso é preciso um espaço grande, pois se houver uma aeronave perto ocorre uma colisão. Dessa forma, o pátio fica todo ocupado só com dois aviões. Com a aquisição dos push back poderemos estacionar quatro de grande porte e dois de médio porte simultaneamente", explicou o gerente do Sistema de Aer ódromos Estaduais da Setra, Fernando Maranhão. Os dois aparelhos de manobra custam em torno de R$ 540 mil.
A recuperação da pista principal consistirá na aplicação de um produto rejuvenescedor para corrigir as fissuras. Sobre o terminal de passageiros, liberado em dezembro após sucessivos atrasos na obra, o técnico afirmou que apenas um ajuste referente ao sistema de ar condicionado precisa ser realizado.
"O transformador não aguenta os splits previstos. Na segunda fase da ampliação está prevista uma casa de força, que vai solucionar de vez o problema. A continuidade das obras no aeródromo está entre os esforços do secretário Isaltino Nascimento", apontou Maranhão.
A Setra encaminhará hoje um pedido de recursos para os aeroportos do Estado à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/aviacao/38571-aeroporto-de-fernando-de-noronha-pe-recebera-novas-reformas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário