O Governo de Pernambuco apresentou hoje (21/02) a programação do Carnaval 2011. Serão 19 polos de folia (dois a mais que em 2010), distribuídos por todas as regiões do Estado, do Sertão ao Litoral. Além das cidades polos, o Governo também está apoiando as mais importantes e tradicionais prévias carnavalescas.
"Ao todo serão 15 dias de festa no Estado inteiro. Para produzir e divulgar o Carnaval 2011, o Governo está investindo cerca de R$ 18 milhões, sendo R$ 16 milhões para a montagem dos polos e o restante para a divulgação da campanha publicitária nos principais mercados emissores" declarou o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.
O Governo irá apoiar o carnaval dos municípios, respeitando os critérios da política de fomento da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). As prefeituras e os organizadores das prévias receberam cópias da política de fomento e participaram de reuniões com os gestores da Empetur, em que ouviram orientações quanto aos critérios para solicitação de patrocínio.
"A Empetur abriu licitação para contratar uma empresa fiscalizadora, que terá a obrigação de filmar e fotografar todos os eventos propostos sejam de palco ou de chão. Desta maneira, o Governo poderá acompanhar e prestar contas da aplicação de todos os recursos", explicou o presidente da Empetur, André Correia.
Para a montagem da grade artística o Governo buscou dialogar com todas as prefeituras e organizadores de prévias envolvidos no Carnaval 2011. A Secretaria de Cultura, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), encaminhou à Empetur a relação dos artistas inscritos nos editais culturais. Vários destes projetos foram contemplados no Carnaval, construindo uma grade plural e diversificada, mas garantindo aos artistas pernambucanos quase 80% dos espaços de palco.
Polos - As cidades foram escolhidas pelos critérios de tradição carnavalesca e potencial turístico. O Governo do Estado está investindo nos municípios onde já existiam festas consagradas, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Goiana e Triunfo, ao mesmo tempo em que busca fortalecer carnavais com grande tradição local, como Catende, Águas Belas, Vitória, Belém do São Francisco e Salgueiro.
Durante o Carnaval, Pernambuco recebe milhares de turistas. No ano passado foram mais de 800 mil em quinze dias. Por isto, além das cidades com tradição carnavalesca, os municípios indutores do turismo também serão contemplados, estes são os casos de Itamaracá, Ipojuca e Tamandaré.
Os municípios polos foram distribuídos da seguinte maneira, a partir de cada região: Região Metropolitana (Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes), Litoral (Tamadaré, Ipojuca e Itamaracá), Agreste (Bezerros, Águas Belas e Pesqueira), Zona da Mata (Catende, Goiana, Nazaré da Mata, Paudalho, Vitória e Timbaúba) e Sertão (Petrolina, Belém do São Francisco, Salgueiro e Triunfo)
Além de toda esta estrutura dos polos, o Governo do Estado também vai apoiar a realização do Festival de Jazz de Garanhuns. O projeto foi vencedor na primeira edição do Prêmio Mestre Salustiano, promovido pela Empetur. No ano passado a cidade registrou 95% de ocupação hoteleira durante os dias em que o evento foi realizado.
Campanha- O Governo decidiu manter em 2011 o slogan Um Carnaval que Vale por Muitos. A ideia é mostrar aos brasileiros toda a diversidade da folia pernambucana, que pode ser vivenciada nas mais diferentes regiões, sempre com características particulares. Para estrelar as peças gráficas e o filme publicitário foi contratado o humorista Leandro Hassum, um dos mais consagrados da nova geração. Hassum interpreta O Folião, personagem central da campanha.
A ideia é mostrar aos brasileiros de todo o país que no carnaval pernambucano o povo é a principal estrela, realizando uma festa espontânea, bem humorada e criativa. A campanha será permeada por uma presença constante nas redes sociais, com o twitter: @ofoliaope, o facebook: O Folião PE e Orkut: O Folião PE. O hot site www.carnaval.pe.gov.br será a âncora de todas estas ações nas redes sociais, incluindo flickr e youtube.
Promoção- Falando em redes sociais, o Governo irá promover uma campanha interativa, envolvendo os foliões que virão brincar o Carnaval em Pernambuco. Entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março, cada folião poderá fazer upload de quantas fotos quiser para a promoção Olha a Foto!, que terá um link especial no hot site. A imagem vai para a galeria Olha a Foto!. Uma comissão formada por jornalistas e publicitários pernambucanos vai escolher as mais criativas, que vão ganhar prêmios. Em primeiro lugar uma viagem para Fernando de Noronha, em segundo para Porto de Galinhas e em terceiro para Gravatá. Todas com direito a acompanhante.
Receptivo- Os turistas que chegarem ao Recife pelo aeroporto dos Guararapes terão um receptivo especial, com grupos de frevo e maracatu, numa ação coordenada pela prefeitura. Quem chegar pelo TIP também poderá sentir o clima de Carnaval, com os ritmos pernambucanos e apresentações culturais. Seis postos de informações estarão abertos durante os dias de folia. O principal deles, com funcionamento 24 horas, fica no Aeroporto. O atendimento também pode ser feito pelos telefones: 81 3335-0128 / 3182-8299.
Pesquisa- A Empetur irá realizar pesquisa em todas as cidades polos para medir o grau de satisfação de turistas e pernambucanos durante o Carnaval. As enquetes serão realizadas entre o sábado de Zé Pereira e a terça-feira gorda. Serão aplicados 1.200 questionários, divididos proporcionalmente entre os municípios. A mesma pesquisa será feita também no aeroporto dos Guararapes e no TIP, na quarta-feira de cinzas. Pesquisa semelhante realizada no ano passado apontou que mais de 90% dos visitantes aprovaram o Carnaval do Estado, além de garantir que voltariam e recomendariam para amigos e parentes.
fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,530,0,69302&IndSeguro=0
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