terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Sérgio Cabral defende privatização do Galeão e diz que aeroporto é vergonha para o Rio

Ao comentar o relatório divulgado hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil, que coloca o aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão como o pior índice de desempenho entre os 16 principais aeroportos do país, o governador Sérgio Cabral afirmou que o Galeão é uma vergonha para a cidade e voltou a pedir a privatização do mesmo, único modo a seu ver de alterar essa situação.

"O governo brasileiro não tem que gastar dinheiro investindo em infraestrutura aeroportuária. Em todos os lugares do mundo os recursos vêm do setor privado. Pelo contrário, o Estado brasileiro tem que receber recursos do lucro das empresas que vão explorar os aeroportos. Tem sido assim no mundo inteiro. Vejam os navios que estão chegando a um terminal digno que está sob concessão. Esse aeroporto é uma vergolha para o Rio", disse Cabral ao site do Globo online.

Cabral chegou a comparar os serviços do aeroporto ao da rodoviária Novo Rio e garante que os serviços ali prestados são superiores aos do Galeão. Apesar do Rio de Janeiro ser considerado o principal portão de entrada do turismo internacional o aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão foi considerado pela Anac o menos eficiente do país entre os 16 principais aeroportos administrados pela Agência Nacional de Aviação Civil. O Galeão apresentou a pior pontuação no índice que relaciona o volume de passageiros e a quantidade de carga ao custo da operação.

Enquanto o aeroporto de Brasília, primeiro colocado na avaliação da Anac alcançou 111,3 pontos o Galeão ficou com 27,06. Diante do resultado a Anac estabeleceu uma exigência para que o aeroporto Tom Jobim melhore em 30% seu desempenho até o final do ano, seja através da redução de custos ou de uma política capaz de elevar o número de usuários e o volume de carga. Já Guarulhos alcançou uma pontuação de 51,8%.
fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,28,0,68514&IndSeguro=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário