quarta-feira, 2 de março de 2011

Ampliação do aeroporto de Teresina (PI) vai provocar remoção de mais de 300 famílias

A reforma do Aeroporto Petrônio Portela deve remover 300 famílias do entorno da área, segundo a Associação dos Moradores do Bairro Aeroporto. O dado foi apresentado durante a audiência pública promovida pela Câmara dos Vereadores, que contou também com a presença de representantes da Prefeitura Municipal de Teresina e da Infraero. A prefeitura e a Infraero defenderam a reforma argumentando que ela é necessária para a segurança da área.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Aeroporto, Raimundo Nonato de Oliveira afirma que teme que aconteçam injustiças nas indenizações com o pagamento de valores insuficientes. Ele conta que pelo menos 300 famílias devem ser removidas do local para as obras de reforma do aeroporto que começam ainda no mês de março.

Audiencia Publica sobre Aeroporto

Segundo o secretário executivo de planejamento da Prefeitura de Teresina, Carlos Afonso 1126 imóveis deverão ser esvaziados para a reforma. A conta inclui casas, prédios públicos e privados, assim como terrenos vazios. Ele explica que as pessoas ainda não foram notificadas a respeito do esvaziamento dos imóveis porque os recursos não foram liberados. "Muitas famílias moram na região de forma irregular em casas sem documentação", comenta.

Fernando Nicácio, Superintendente Regional da Infraero defendeu que a desapropriação da área reservada para a reforma do aeroporto é uma necessidade por conta da demanda de passageiros que vem crescendo. "Deve ser feito da maneira menos traumática possível", pontua acrescentando que será feito um estudo prévio sobre o assunto conduzido pela Caixa Econômica Federal para definir o valor de cada indenização.

A Infraero vai aplicar R$ 14,2 milhões na desapropriação de áreas que somam 378 mil m² no entorno do aeroporto. Segundo a Infraero em 2009, passaram pelo aeroporto 577 mil passageiros. A capacidade do novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Teresina será de até 1,8 milhão de passageiros por ano, dependendo da intensidade de uso do prédio e concentração dos voos, resultante dos horários de voo solicitados pelas companhias aéreas e autorizados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

fonte:http://www.portalrg.com.br/noticia/ampliacao-do-aeroporto-de-teresina-vai-provocar-remocao-de-mais-de-300-familias-64332.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário