Após exatamente um ano da inauguração da Ponte Mestre Isidoro França, a estaiada, Teresina ganha finalmente mais um ponto turístico que iniciou a funcionar na manhã da útima terça-feira (1º/03), o Complexo Mirante Ponte Estaiada. O espaço que inclui barracas de artesanato, lanchonete, guias turísticos, central de informações, parque recreativo infantil e amplo estacionamento, foi inaugurado na noite de segunda-feira, dia 28 de fevereiro, sob forte chuva. Hoje muito já eram os visitante que queriam conhecer o local e ter uma visão diferenciada da capital piauiense.
A ponte Mestre Isidoro França foi inaugurada em 30 de março de 2010. A travessia liga duas importantes avenidas de Teresina, a Avenida Alameda Parnaíba, zona norte, e a Avenida Dom Severino, zona leste, através de duas pistas de rolamento, com três faixas cada uma, além de passeio para pedestres. A ponte possui uma estrutura de concreto sustentada por estaios, tem 363 metros de extensão e uma altura de 115 metros com o mirante localizado no topo possibilitando uma vista de 98 metros de toda a cidade.
O complexo turístico Mirante Ponte Estaiada, possui um amplo estacionamento e um parque recreativo infantil disponível aos turistas no espaço arborizado em volta. A área de circulação dispõe de quiosques de artesanato, uma central de informações com guias locais e uma lanchonete com visão panorâmica do Rio Poty. Também dentro do complexo, os visitantes terão acesso a painéis dos pontos turísticos da capital que estão dispostos em alguns pontos do espaço. Está sendo implementada ainda na área uma academia ao ar livre. O 180graus foi acompanhar os primeiros 'passeios' e traz fotos exclusivas de cima do que agora é o principal cartão postal da cidade e o ponto mais alto da capital.
Para ter acesso ao mirante, os visitantes terão que pagar uma taxa de R$ 3,00 – estudantes, crianças e idosos pagam R$ 1,50. Cleriston Medeiros, Chefe de planejamento turístico da SEMDEC, explica que, o valor que começará a ser cobrado em breve, será destinado à manutenção dos dois elevadores do complexo. “Inicialmente essa taxa não está sendo paga, e o público está tendo acesso gratuito ao mirante”, afirma.
Há um ano, após um longo período de construção, a Ponte Estaiada foi inaugurada. A expectativa da população teresinense girava em torno do mirante, que possibilitaria um novo olhar da capital. O chefe de planejamento turístico da SEMDEC esclarece que essa demorada se fez necessária para disponibilizar o máximo de segurança aos visitantes. “Por motivo de segurança o mirante só foi inaugurado agora. Ele precisou ser testado várias vezes por empresas de fora. Os visitantes agora poderão subir tranqüilos” ressalta Cleriston.
Com a inauguração do Complexo da Ponte Estaiada, Teresina ganha um novo ponto turístico. O espaço está aberto a visitação de segunda a sexta no horário de 8h às 18h, sendo que o acesso ao mirante será liberado a partir das 10h da manhã até às 18h. Cleriston explica que como forma de atrair turistas e dinamizar o espaço a Fundação Cultural Monsenhor Chaves promoverá encontro culturais, levando grupos musicais e o balé da cidade para o local.
QUIOSQUES
No térreo do mirante estão dispostos cinco quiosques, dois de venda de produtos artesanais regionais, uma lanchonete, uma central de informações e outro onde os visitantes pagaram a taxa e terão acesso a credencial que permite a entrada ao mirante.
Valeria dos Santos é uma das funcionárias dos dois quiosques de artesanato do complexo. Ela conta que já mantinha um posto de venda no Encontro dos Rios e foi convidada para expor seus produtos no local. Valeria revela que o quiosque será pago, mas que por enquanto não existe nada acertado com a SEMDEC sobre o valor.
Os visitantes que forem até o mirante, além da visão privilegiada de Teresina, poderão ainda ter acesso a uma vista panorâmica do Rio Poty. Uma lanchonete funcionará durante o período de visitação em ambiente confortável e amplo.
O MIRANTE
Aberto ao público somente um ano após a inauguração da ponte o mirante está localizado a 98 metros de altura. Mesmo tendo uma capacidade maior, receberá no máximo 80 pessoas por motivos de segurança. Os visitantes subirão em elevadores panorâmicos em grupos de seis pessoas acompanhadas de um guia já previamente treinado e poderão ficar durante 20 minutos. O espaço conta também com dois banheiros, que estão dentro dos padrões de acessibilidade.
Para auxiliar o público estão espalhados pelo local, painéis indicativos. São fotos que retratam a visão do visitante indicando pontos importantes da capital, como o Estádio Albertão, a Justiça Federal, os Shopping, o Aeroporto e as Universidades Públicas. TVs e um sistema de som dispostos em um ambiente climatizado mostram vídeos institucionais e turísticos da cidade e músicas regionais aos turistas.
Portanto, quando vir a Teresina (PI) não esqueça de ver a cidade do alto e se contemplar com a beleza da nossa capital.
fonte:http://www.180graus.com/geral/mirante-da-ponte-estaiada-abre-e-180graus-foi-conferir-o-passeio-407479.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário