O setor de turismo do Amazonas já representa cerca de 2,1% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, o equivalente a cerca de R$ 983 milhões e emprega mais de 60 mil pessoas, segundo informou, hoje, pela manhã, dia 2, durante pronunciamento na Aleam (Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas), o presidente da Ctur (Comissão de Turismo e empreendedorismo da casa), deputado estadual Francisco Souza (PSC).
Os dados foram divulgados para lembrar a importância do setor na economia do Estado, no dia nacional do Turismo, comemorado ontem (02). Segundo dados divulgados pelo deputado, que teve acesso a informação da Amazonastur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), os municípios mais visitados e procurados pelos turistas são: Manaus, Presidente Figueiredo, Novo Airão, Parintins, Tabatinga, Rio Preto da Eva, Barcelos, Manacapuru e Iranduba. “O número de pessoas que trabalham com o setor é muito maior já que estamos falando de trabalhadores e empresários que vão desde pilotos de embarcações a donos dos grandes hotéis”, informou Souza.
O parlamentar ressaltou que, todo ano, é crescente o número de turistas que procuram o Estado. Em 2010, o Estado recebeu 614 mil turistas nacionais e internacionais pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste de Manaus, um crescimento de quase 10% em relação a 2009, segundo as estimativas da Amazonastur. O aumento no número de passageiros foi impulsionado principalmente pelos turistas estrangeiros.
Ele destacou que somente nesta temporada de cruzeiros internacionais, que teve inicio no dia 29 de outubro de 2010 e segue até o dia 28 de abril de 2011, o Amazonas vai receber quase 20 mil turistas nacionais e internacionais.
Desde 2003 até 2014, o Estado deve receber o investimento de R$ 350 milhões no setor de turismo, afirmou Souza. “Estamos falando de geração de emprego. Temos que criar novas opções de renda utilizando as nossas riquezas naturais. Não podemos ficar dependendo somente do PIM (Polo industrial de Manaus)”, disse.
Por meio da Ctur, o deputado Francisco Souza ressalta que estão sendo desenvolvidas ações para o fortalecimento do setor, como visitas aos municípios para avaliar as necessidades das prefeituras e integração com as secretarias de turismo das cidades, principalmente, as que fazem parte da RMM (Região Metropolitana de Manaus), em função da Copa do Mundo 2014, quando Manaus será sub-sede do mundial.
Até o final deste mês, a Ctur vai instalar o Natte (Núcleo de Atendimento ao Turista, Trade Turístico e ao Empreendedor) que será mais uma maneira de integrar todo o setor e receber as demandas relacionadas. A Ctur também está lutando para a aprovação do projeto de Lei nº 290/2001, que regulamenta a profissão de turismólogo. No Amazonas, a lei vai beneficiar cerca de quatro mil profissionais.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/estados/38818-turismo-no-amazonas-movimenta-r-983-milhoes-e-emprega-60-mil-pessoas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário