Durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo a secretária Nacional de Políticas de Turismo, deputada Bel Mesquita apresentou o Plano Nacional de Turismo- PNT 2011-2015. "É um plano de quatro anos e é imprescindível a participação do conselho para que seja realmente validado". "O PNT será elaborado pelo MTur, ouvidos os segmentos públicos e privados interessados, inclusive o CNT", afirmou.
A estrutura do documento prevê 4 fases: Premissas, Diagnóstico, Desafios e Metas. De acordo com Bel Mesquita, a fase Premissas é o que mais preocupa o MTur. Nela estão Geração de Oportunidades de Empregos e Empreendedorismo, com foco no legado a ser deixado pelos megaeventos; Sustentabilidade; Ampliação da participação e do Diálogo com a sociedade e Inovação.
Já na fase Diagnóstico, a retomada do crescimento econômico, depreciação do dólar em relação ao Real e as incertezas quanto ao preço do petróleo são as maiores preocupações. "Ainda nesta etapa, enquadra-se o turismo no Brasil, com os desafios de preparar o Brasil para a Copa de 2014". Ela afirmou que o objetivo do Plano é incentivar o brasileiro a viajar pelo Brasil, atingindo a marca de 260 milhões de viagens domésticas. Também estão no PNT o desafio de incrementar a geração de divisas internacionais, aumentar a competividade do turismo brasileiro e aprimorar os processos de gestão de turismo.
Na terceira e quarta fases, Desafios e Metas, estão governança do turismo para a Copa do Mundo, qualificação profissional do turismo para a Copa, infraestrutura Turística para a Copa, comunicação integrada e tecnologia da informação."Temos um cronograma a seguir, que contará com a participação de um Comitê Gestor e com a participação de diversos representantes do Conselho Nacional do Turismo", finalizou Bel Mesquita, dizendo que outras propostas poderão ser apresentadas, visando ampliação do debate para um Turismo sustentável. A previsão do MTur é lançar a nova etapa do PNT até 31 de julho.
O ministro do Turismo, Pedro Novais, abriu a Reunião da qual participam o chefe de gabinete da Embratur, Fábio Manzini, representando Mário Moysés, e o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, dentre outras autoridades. O grupo de conselheiros e as autoridades discutiram as diretrizes e expectativas do setor principalmente com o advento dos megaeventos esportivos, Copa do Mundo e Olimpíadas no Rio de Janeiro.
"Os Jogos Militares e a Copa das Confederações servirão de treinamento para os eventos de 2014 e 2016. Estes desafios somente poderão ser superados se for possível estreitar a parceira entre o MTur e os integrantes do Conselho, por isso a importância deste evento", afirmou o ministro do turismo, Pedro Novais.
Otimista, o ministro afirmou aos conselheiros que o setor tem boas notícias, principalmente no que se refere à disponibilização de recursos destinados para o turismo brasileiro. Com relação à aviação, afirmou que o país saiu quase que ileso da crise de 2008. "Já no ano passado conseguimos repor o número de assentos equivalentes aos operados pela Varig no exterior na época em que deixou operar", afirmou.
fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,29,0,71012&IndSeguro=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário