A programação técnica do 17° Salão Paranaense de Turismo apresentou neste último sábado, dia 2, os resultados do programa de aprimoramento Benchmarking, em Turismo, realizado em 2010 com a participação de cerca de 3,8 mil profissionais da área. Com a coordenação operacional de Tricia Sander, que ministrou a palestra, o Benchmarking é considerado um dos principais programas de qualificação do turismo receptivo do Brasil.
Através de 10 viagens realizadas em 2010, para os destinos República Tcheca, Itália, Recife e Olinda, São Paulo, Brotas e Socorro, Peru, Gramado e Canela, Búzios, Pantanal e México, o programa registrou 524 boas práticas adotadas nos empreendimentos visitados, que em geral, foram agências e operadoras de viagens, hotéis, restaurantes e entidades empresariais responsáveis pela promoção turística de destinos. Na relação das boas práticas levantadas, pode-se citar exemplos como operação turística em países emergentes, na República Tcheca; desenho de produtos focados na experiência do cliente, na Itália; gestão dos resíduos sólidos dos eventos, em São Paulo; criatividade contra a sazonalidade, em Gramado e Canela; a cultura maia como forma de agregar valor à gastronomia, no México; gestão sustentável – foco na esfera sócio-cultural, em Búzios e região; entre outros.
Das boas práticas observadas, 310 já foram adotadas por 66 empresas brasileiras que tiveram representantes selecionados para participar do Benchmarking. Além dessas implementações, todo o conhecimento gerado nas visitas técnicas, registrado em material audiovisual, já foi repassado para mais de três mil profissionais que participaram dos eventos locais e dos seminários regionais de multiplicação.
“Repassar essas informações levantadas durante o programa para os profissionais que participam do 17º Salão Paranaense de Turismo é mais uma forma de oportunidade de conhecimento e, com isso, podemos mostrar que empresas de todos os portes podem aderir as boas práticas”, afirma Tricia Sander. Já Antonio Azevedo, diretor do ICCABAV/Programa Benchmarking, relata que o programa teve dois objetivos principais: “verificar as boas práticas e aplicá-las nas agências, assim como a multiplicação do conhecimento dos profissionais”. Azevedo ainda enfatiza que “o programa foi tão rico e valioso, que renderá ótimos resultados para todos”.
O Benchmarking em Turismo é executado pela ABAV, em parceria com o SEBRAE, Ministério do Turismo e Embratur. O objetivo do programa é capacitar micro e pequenos empresários brasileiros que atuam diretamente no atendimento aos turistas - donos de hotéis, pousadas, restaurantes, agências e operadoras - com base no estudo de boas práticas adotadas em destinos que são referência em cada segmento. Os empresários selecionados para cada viagem se comprometem a implementar um programa de aplicação das boas práticas em seus empreendimentos e a multiplicar os conhecimentos adquiridos na região onde atuam, contando com apoio dos SEBRAEs e ABAVs estaduais, além das Secretarias de turismo.
fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/eventos/39331-boas-praticas-do-turismo-sao-apresentadas-no-17d-salao-paranaense-de-turismo.html
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