A representação Nordeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou ao Portal AZ que não existe nenhum pedido, por parte das autoridades do Piauí, para construção de um novo aeroporto na capital e que, a empresa considera apenas a ampliação do aeroporto Petrônio Portella.
Até mesmo a ampliação deve demorar, pois ainda está em fase de elaboração dos projetos executivos. A promessa é que os trabalhos gráficos terminem em novembro e que logo após comece as licitações para iniciar as obras do aeroporto Senador Petrônio Portela, em Teresina.
O projeto desenvolvido por técnicos da Infraero foi iniciado em novembro de 2010 e já no início deste ano especulou-se sobre a possível construção de um novo aeroporto, mas a Infraero informou que o projeto que está sendo construído é para a ampliação do terminal já existente e não a de um novo aeroporto.
Ainda sobre as especulações da imprensa, a Infraero afirmou que após o projeto pronto, o governador do Piauí pode mudar de ideia e solicitar a concepção para a construção de um novo aeroporto. Mas informaram ainda, que até o momento, o projeto a ser construído é para ser incorporado ao aeroporto Senador Petrônio Portela.
Reforma e transtornos
Por responsabilidade do Governo Federal, o planejamento da recomposição do aeroporto está sendo dividido em três etapas. Sendo que a primeira consiste no aumento do terminal do embarque e desembarque, a segunda é a implantação de uma pista auxiliar e a terceira e última será o aumento da pista principal.
Junto com o anúncio da reforma, vieram alguns problemas, entre eles esta a insatisfação dos vizinhos do aeroporto. Existe um perímetro de 378 mil m² com possibilidade de desapropriação, que atualmente é ocupado por 1.110 imóveis, mas ainda não se sabe se todos terão que ser removidos.
Valores e benefícios
Para a execução total do aeroporto, está previsto um investimento de R$ 14 milhões, recurso dado pelo Programa de Aceleração do Crescimento, (PAC) do Governo Federal.
O novo terminal a ser construído, ficará próximo ao atual e terá área construída de 19,6 mil m², ou seja, seis vezes maior que o atual. Já as lojas e os pontos comerciais ocuparão 60 áreas diferentes, com área total de até duas vezes maior que a atual.
O pátio principal para as aeronaves será ampliado de 19 mil m² para 96 mil m², espaço este suficiente para comportar até dez aviões de grande porte e quatro de menor tamanho. Já o novo estacionamento público terá 23 mil m² e cerca de mil novas vagas. Também será projetada a nova área de Aviação Geral, para hangaragem de pequenas aeronaves, que terá acesso pela avenida Campo Maior.
Outro beneficio será com relação à quantidade de pessoas que o aeroporto pode comportar. A capacidade para o novo Terminal de Passageiros do Aeroporto de Teresina, que atualmente é de apenas 577 mil passageiros, será de até 1,8 milhão de passageiros por ano, dependendo da intensidade de uso do prédio e concentração dos voos.
fonte:http://www.portalaz.com.br/noticia/geral/214373_infraero_nao_cogita_construcao_de_novo_aeroporto_em_teresina.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário