sexta-feira, 8 de abril de 2011

MTur e FBHA lançam programa de capacitação para a Copa

O Ministério do Turismo, em parceira com a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), lançou na tarde desta segunda-feira, em Brasília, mais uma ação de capacitação profissional voltada para a Copa do Mundo 2014. O programa Profissional Bom de Copa terá como objetivo principal capacitar mais de oito mil profissionais nas doze sedes do evento. O início das aulas está previsto para o mês de maio.

Segundo o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana destacou a importância da iniciativa por capacitar profissionais que já atuam no mercado para o importante evento esportivo. “O mais importante é o legado que ficará na questão da prestação de serviços. Precisamos atender bem os turistas que visitarão a cidade e devemos aproveitar a grande oportunidade que a Copa representa”, disse.

O projeto, que tem como conceito a frase “O sorriso é por conta da casa”, visa preparar e treinar equipes de profissionais investindo na formação especializada de mão de obra. Apenas na capital federal serão 600 vagas para cursos nas ocupações ligadas a bares, restaurantes e hotéis, como garçons e garçonetes, atendentes, caixas e gerentes. A idéia é capacitar os profissionais que trabalham na linha de frente e atendem diretamente os turistas.Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio um dos grandes diferenciais do projeto é a utilização de plataformas inovadoras de ensino à distancia, além da presença de um tutor para cada 100 alunos, o que traz maior interatividade. Sampaio pediu o apoio dos empresários do segmento. “É preciso o engajamento dos empreendedores e que permitam que seus funcionários tenham acesso à internet para realizar seus estudos. Com essa união poderemos até ampliar o número de vagas em Brasília”, defende.

Presentes ao lançamento do projeto, os secretários de Trabalho e de Turismo do Distrito Federal, Glauco Rojas e Luis Otávio Neves, respectivamente, apoiaram a iniciativa. Rojas destacou que o programa trata de um dos dois principais pilares trabalhados pelo governo local para a Copa - a infraestrutura e a qualificação profissional.

Já Neves espera que o número de beneficiados seja ampliado. “Que venham mais 600 profissionais para que Brasília esteja bem preparada para receber todos os turistas da Copa”, afirmou.

Os cursos serão semipresenciais e visam a melhoria no atendimento aos turistas que visitarão o País durante a Copa. Cada curso terá a duração de três meses o que possibilita que cada cidade receba mais de uma turma. Mais informações sobre o projeto no site: http://www.bomdecopa.com.br.

Participaram do lançamento do programa representantes do trade turístico local, como Tomas Ikeda, da ABIH-DF e do Ministério do Turismo, como Luciano Freitas. O programa Profissional Bom de Copa conta também com o apoio do Sindhobar (Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília), representado no evento pelo presidente Clayton Machado.

fonte:http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/destaques/39342-mtur-e-fbha-lancam-programa-de-capacitacao-para-a-copa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário