sábado, 23 de abril de 2011

Um passeio por Curitiba de um jeito bem diferente

Não há quem não olhe. Enquanto eu ainda prestava atenção no equilíbrio do corpo e ficava um pouco aflita cada vez que via um desnível ou rampa nas calçadas, o povo na rua só queria mesmo era saber que veículo diferente era aquele que estava desfilando pelo centro da cidade. Um tour com o Segway é muito mais que uma oportunidade de conhecer os pontos turísticos da capital paranaense. Em cima das duas rodas do patinete eletrônico, você é o centro das atenções.

O povo acena, faz brincadeiras, pede carona, pergunta o que é aquilo, ou, simplesmente, para de caminhar e entorta o pescoço com cara de desconfiança. Ninguém consegue ficar indiferente. O que é bastante compreensível já que este é o primeiro tour nesse estilo, no Brasil.

Diante de tanta atenção, o “piloto” precisa ter cuidado com o assédio e prestar atenção no funcionamento do equipamento. Não há um botão que o faça parar ou um freio simples – tipo bicicleta. O segredo está no equilíbrio do corpo: se você se inclina um pouco para frente, ele segue; se joga o corpo para trás, ele dá ré. Para frear, é preciso ficar bem retinho.

As orientações são repassadas no treinamento, que acontece 15 minutos antes do passeio. No início, a sensação é estranha. Qualquer alteração na postura altera o movimento do veículo. Mas a dificuldade é superada rapidamente – levei três minutos para me adaptar. Basta achar o ponto de equilíbrio. Para facilitar esse eixo, nada de sapatos de salto alto ou mochilas muito pesadas: corre-se o risco de acabar fazendo o passeio de ré. Tênis ou uma sapatilha baixa ajudam a controlar o Segway com mais facilidade e garantem conforto ao passeio que pode durar de 1h30 a 2h30, sempre pela calçada.

Outra dica bem importante é na hora de descer do carrinho. Nada de soltá-lo e ir tomar um suco no calçadão. É preciso desligá-lo depois de desembarcar, ou ele vai seguir sem rumo até atingir o primeiro obstáculo.

Todos os roteiros – já são quatro rotas disponíveis que incluem o centro histórico da cidade, museu Oscar Niemeyer, praças e outros pontos turísticos – saem do Hotel Crowne Plaza. A calçada por ali é de paralelepípedo e tem muitos desníveis, o que faz o equipamento tremer um pouco. Isso, somado à insegurança de desbravar a cidade em cima da novidade, passando entre muitos pedestres, pode ser um pouco assustador. Mas tenha paciência e siga em frente. Logo, no trecho da Rua Riachuelo, a calçada é ótima (bem lisa e larga) e, quando você menos espera, já está fazendo acrobacias e guiando o veículo com a maior naturalidade.

O passeio pode ser feito com tempo bom ou com chuva (usa-se capas especiais), de dia ou de noite (com coletes refletores). Os roteiros são feitos com um a cinco participantes. É preciso ter mais de 12 anos e pesar entre 45 e 118 quilos. No mais, é só prestar atenção na paisagem, conhecer coisas curiosas sobre os pontos turísticos e descobrir a cidade de um novo ângulo.

Escolha seu passeio

O tour, que conta com guia bilíngue, custa a partir de R$ 80, dependendo do caminho percorrido:

Centro Histórico

Passa por vários lugares interessantes do centro e do setor histórico, como Passeio Público, Praça 19 de Dezembro e Praça Santos Andrade (UFPR e Teatro Guaíra), além da Praça Tiradentes, Catedral, Ruínas de São Francisco, Belvedere, Largo da Ordem, Paço da Liberdade, Praça Generoso Marques, Palácio Avenida, Rua das Flores, Boca Maldita, Praça Rui Barbosa, Praça Zacarias e Praça Osório. Duração de 2h30.

Mon e Bosque do Papa

Praça Tiradentes, Catedral, Praça Osório, Praça Rui Barbosa, Rua das Flores, Praça Santos Andrade, UFPR, Teatro Guaíra, Passeio Público, ciclovia, Bosque do Papa e Museu Oscar Niemeyer. Duração de 2h30.

Rota Central Básica

Praça Tiradentes, Catedral, Ruínas de São Francisco, Belvedere, Largo da Ordem, Paço da Liberdade, Praça Generoso Marques, Palácio Avenida, Rua das Flores (área de pedestres), Boca Maldita, Praça Rui Barbosa, Praça Zacarias e Praça Osório. Duração de 1h30.

Centro e museu ferroviário

Passeio Público, Rua Riachuelo, Praça Santos Andrade, Teatro Guaíra, UFPR, Rua Barão do Rio Branco, Praça Eufrásio Corrêa, Museu Ferroviário, Praça Carlos Gomes, Rua das Flores, Praça Osório, Praça Rui Barbosa, Praça Tiradentes, Praça Generoso Marques e Paço da Liberdade. Duração de 2h30.

Serviço:

Segway Curitiba. É preciso agendar o tour. Fones: (41) 3232-1314 ou www.segwaycuritiba.com.br

fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/turismo/conteudo.phtml?id=1118364&ch=

Valeu Ricardo pela dica da matéria! Muito interessante!
Sempre que ver algo, pode nos enviar!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário