sábado, 14 de maio de 2011

Festival trará grandes nomes da música instrumental a Teresina (PI)

Um festival com os mais puros sons musicais, de instrumentos eruditos a populares, com renomados músicos de todo país. Depois do sucesso e alto nível da categoria Instrumental do Festival de Música Chapada do Corisco – Chapadão, a Prefeitura de Teresina por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves resolveu criar um evento especial para eles. Foi lançado 1° Festival de Música Instrumental.

A solenidade de lançamento se deu na noite da última quinta-feira (12), às 20h, no Palácio da Música e reuniu artistas e admiradores da música instrumental. O Festival de Música Instrumental de Teresina tem como proposta incrementar o cenário cultural da cidade com um evento voltado a esse tipo de composição que na capital piauiense já tem um público forte e crescente.

Ele será realizado entre os dias 4 e 10 de julho no Theatro 4 de Setembro e no Palácio da Música, a Escola de Música Adalgisa Paiva e a Escola de Música de Teresina, que receberão estudantes, professores, profissionais e, sobretudo, amantes da mais pura vibração sonora. Serão 12 oficinas de prática instrumental e a I Mostra de Música Instrumental com os músicos e os alunos participantes dessas oficinas.

Além disso, serão realizados três shows nacionais com a presença do Trio Madeira Brasil, tido como uma das melhores novidades em música instrumental no país, o “Príncipe do Bandolim” Hamilton de Holanda, e Ithamara Koorax, considerada a quarta melhor cantora de jazz do mundo pela revista tida como bíblia do gênero, a DownBeat.

“O nível técnico dos compositores de músicas instrumentais de Teresina é altíssimo. É notável a sede deles por mais conhecimento, por maior aprimoramento. Portanto, traremos oficinas com palestrantes de fora do Piauí, além de shows destes e de algumas atrações locais também”, explica Luciana Nunes, coordenadora de música da FMC.

No lançamento, nada mais justo que bandas instrumentais darem seus shows. O quinteto de metais foi o primeiro, tocando desde clássicos a músicas regionais. Em seguida, a banda do renomado guitarrista André de Sousa deu um show, que poderia servir de aula de blues e jazz a músicos locais.

fonte: http://180graus.com/cultura/festival-trara-grandes-nomes-da-musica-instrumental-a-the-426248.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário