terça-feira, 10 de maio de 2011

Prodetur Nordeste beneficia moradores do Litoral Norte da Bahia

Na última sexta-feira, os moradores da Vila de Imbassaí – no município de Mata de São João (BA) – acompanharam a solenidade de inauguração das obras de requalificação urbana da cidade. Edna Moura, a “professora Edna”, como é conhecida, foi uma dessas pessoas e comemorou.

Moradora da Vila há dez anos, ela lembra claramente como era a região antes: “Quando eu me mudei, as ruas eram de terra batida, misturada com a areia da praia”. O transporte coletivo demorava por causa do difícil acesso. Todos os dias, para trabalhar e levar a filha à escola, ela precisava atravessar o Rio Imbassaí numa uma ponte improvisada.

“Durante o período de cheia, não dava para usar a ponte. A água chegava a bater no meu busto. Uma vez minha filha até caiu dentro do rio. Ainda bem que foi só um susto”, conta. Com as obras, a cidade ganhou uma ponte nova, e ali, pertinho dela, o marido da professora, que é jangadeiro, oferece passeios de barco nos fins de semana. "A quantidade de turistas está aumentando com as melhorias. É ótimo, entra mais dinheiro lá em casa", comemora.

Imabassaí também ganhou mais de 30 mil metros quadrados de ruas com paralelepípedos, um calçadão de 15 mil metros quadrados, seis quilômetros de ciclovias e rede de esgoto. A requalificação é resultado de uma parceria entre a prefeitura, o governo da Bahia e o MTur (Ministério do Turismo), por meio do Prodetur Nordeste II. O investimento foi de R$ 9,7 milhões. No total, 8,5 mil pessoas serão beneficiadas com as melhorias.

Autoridades – A solenidade de inauguração contou com a presença do governador do Estado, Jaques Wagner; do ministro do Turismo, Pedro Novais; do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, dentre outros.

Durante o evento, o ministro Pedro Novais afirmou que o Prodetur (Programa de Desenvolvimento do Turismo) contribui para que o turismo cumpra sua função de diminuir as desigualdades sociais e melhorar a vida da população. Na avaliação dele, obras como essa permitirão que os turistas que virão para a Copa 2014 não fiquem apenas nas cidades-sede e circulem pelo País.

“A hospitalidade é uma característica do povo brasileiro, e isso é maravilhoso. Mas os visitantes estrangeiros também precisarão encontrar aqui profissionais qualificados e infraestrutura para que levem a melhor imagem do Brasil e voltem muitas vezes”, afirmou.

Convênio – Na ocasião, o prefeito de São João da Mata, João Gualberto Vasconcelos, e o ministro anunciaram um convênio para a pavimentação da estrada que liga o município à cidade de Pedra do Salgado. A obra vai melhorar o acesso entre as cidades do Litoral Norte. O investimento do MTur é de R$ 23 milhões. Segundo o prefeito, o edital de licitação será publicado na próxima semana.

Mata de São João é um importante pólo turístico do Litoral Norte da Bahia. De acordo com dados da prefeitura, o município tem a maior concentração de resorts da América do Sul.

fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/39945-prodetur-nordeste-beneficia-moradores-do-litoral-norte-da-bahia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário