quinta-feira, 23 de junho de 2011

6º Salão do Turismo traz 94 roteiros turísticos e estima crescer 10% em vendas

O Salão do Turismo-Roteiros do Brasil chega a sua sexta edição com uma oferta de 94 roteiros turísticos. Desse total, dez acabam de ser formatados e contemplarão as cinco macrorregiões brasileiras - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. São eles: Observação de Aves em Roraima (RR); Caminhos de Iracema (CE); Roteiro Costa a Costa (CE); Geopark Araripe (CE); Roteiro Cívico (DF); Roteiro Arquitetônico (DF); Percorrendo as Trilhas do Cerrado Mineiro (MG); Circuito Mantiqueira (SP); Curitiba – Cidade Inovadora e Cataratas do Iguaçu (PR); Roteiro Cultural / Gastronômico – Riquezas de Pernambuco (PE).

Ao todo, 394 municípios brasileiros estão incluídos nos roteiros. "Com o Salão do Turismo estamos auxiliando na diversificação da oferta do turismo, construindo uma nova imagem do Brasil e contribuindo para a geração de renda. Queremos mostrar ao brasileiro que é possível viajar e que a viagem é, antes de tudo, uma experiência transformadora", afirmou Bel Mesquita, secretária Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo (MTur), durante a apresentação oficial do 6ªº Salão do Turismo realizada nesta terça-feira (21/06), em São Paulo. A entidade investe R$ 10,4 milhões no evento e aguarda a presença da presidente Dilma Roussef no dia 13 de julho, primeiro dia do Salão do Turismo.

De acordo com o secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Colbert Martins Filho, atualmente 50% das viagens pelo Brasil são feitas de carro; 13% avião e 8% de ônibus turísticos. "Mais de 100 milhões de brasileiros ainda não viajam motivados pelo turismo. Temos condições de mudar isso. Por isso, o foco da feira será incentivar o consumidor final a comprar viagens", destacou. Com a realização do Salão do Turismo em julho - o evento acontece entre os dias 13 e 17 no Parque Anhembi -, o objetivo é estimular as vendas de viagens para o segundo semestre e lançar produtos pensando na temporada de verão 2011-2012.

Uma campanha de divulgação do 6º Salão do Turismo já foi iniciada e tem como mote apresentar os preços diferenciados e competitivos dos pacotes de viagens que serão comercializados no evento. "Vamos chamar a atenção para as condições especiais que o Salão irá oferecer. Mais do que aumentar o número de visitantes, queremos gerar novos negócios", comentou Isabel Bernasque, coordenadora Executiva do Salão do Turismo, mencionando que o MTur também estimulará os 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal a mostrarem em seus estandes vivências culturais e artísticas.

Área Comercialização - Esse espaço ocupará 4.680 metros quadrados. Entre as empresas confirmadas estão seis companhias aéreas, seis operadoras de turismo e quatro empresas de transporte rodoviário. "Teremos 80 expositores na área comercial e 580 cooperados", completou Gisele Lima, diretora da Promo Inteligência Turística, organizadora da sexta edição do Salão do Turismo. No ano passado, essa área movimentou R$ 7,9 milhões e a estimativa é crescer esse número em 10%.

Vitrine Brasil - Nessa área estarão expostas a diversidade do artesanato e das joias e da moda brasileira, bem como o mercado de agricultura familar com 34 expositores. "No espaço da Aventura Segura, além das atividades de rapel e arvorismo iremos montar uma piscina de 12 metros por seis metros de largura para os visitantes praticarem caiaque", anunciou Barnasque. Também estão previstas 34 manifestações artísticas que se revezarão nos cinco dias de evento e em cinco palcos das macrorregiões e em cortejos pelos corredores. Para a área gastronômica, a Promo fechou parceria com a Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo (Abresi). Em três mil metros quadrados, o Salão traz 27 opções de pratos típicos brasileiros.

Núcleo de Conhecimento - Sob o tema "Experiências e Inovações no Turismo", o espaço traz 50 atividades, entre palestras, cursos e oficinas. "Teremos oito palestrantes internacionais e quatro apresentações direcionadas para a Copa do Mundo de 2014. "Divulgaremos em detalhes o perfil do turista de Copa do Mundo. A apresentação ficará a cargo do especialista do ministério do Turismo, José Francisco Salles. Posso adiantar, no entanto, que dos 600 mil visitantes estrangeiros esperados durante o evento esportivo, 258 mil estarão em São Paulo", adiantou Bel Mesquita. A perspectiva, segundo a secretária, é que esse público se desloque por, pelo menos, três cidades, gerando um total de 1,9 milhões de viagens. Somando com os turistas brasileiros, esse índice subirá para 5,9 milhões.

Rodada de Negócios - Além dos encontros pré-agendados organizados pelo Sebrae Nacional, será montada nesse espaço um balcão de promoção e comercialização, onde os empresários que participaram da edição passada do Salão do Turismo terão a oportunidade de contatar o mercado e comercializar seus produtos. "Este ano, vamos priorizar na rodada o turismo náutico, o público LGBT e o Projeto de Integração da Produção Associada ao Turismo. Dados indicam que o público LGBT, por exemplo, gasta até cinco vezes mais que o turista heterossexual e fica em média cinco dias no destino visitado", explicou Ricardo Moesch, diretor do MTur.

Espaço MTur Profissional - É uma das novidades do Salão e o objetivo é incentivar o visitante a contratar empresas credenciadas no Cadastur e receber informação sobre os benefícios desse cadastramento. O estande terá 12 estações de atendimento individual sobre os programas do MTur como Bem Receber Copa, Financiamentos de bancos e combate ao turismo sexual.

fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,577,0,73715&IndSeguro=0

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