quarta-feira, 1 de junho de 2011

Bahia é escolhida como um dos principais destinos de luxo online

A Bahia foi escolhida como um dos principais destinos de luxo online do mundo. A certificação foi anunciada na última segunda-feira à Secretaria de Turismo do Estado, pelo Comitê Científico do Prêmio Turismo de Luxo (Scientific Committee of the Luxury Tourism Awards), organização formada por pesquisadores e acadêmicos da Universidade da Suíça Italiana, que anualmente elege os destinos mais exclusivos do mundo. Com essa certificação, a Bahia está concorrendo ao título de Melhor Destino de Luxo Online do Mundo. O prêmio para o primeiro colocado e a certificação dos demais concorrentes serão entregues em março do próximo ano, durante cerimônia oficial que acontecerá na cidade de Lugano, na Suíça.

O Luxury Tourism Awards já era concedido pela Confederação Suíça aos principais hotéis online do mundo. Este ano, a premiação passou a incluir uma segunda categoria, o dos principais destinos online do mundo. A escolha dos destinos é feita em quatro etapas. Na primeira, os destinos concorrentes são identificados por um software desenvolvido pela Universidade da Suíça Italiana, denominado de Web2rism, que tem a finalidade de indicar os destinos com maior presença e boa reputação na web. Nesta primeira edição, segundo o Comitê Científico, foram identificados 700 destinos turísticos.

Na segunda etapa, os 700 destinos foram avaliados por uma comissão composta de pesquisadores das áreas de comunicação e novas mídias e turismo, coordenados pelo professor Lorenzo Cantoni, chefe do Laboratório de Novas Mídias e e-tourism da Universidade Suíça Italiana. Essa comissão avaliou os destinos identificados pelo Web2rism, a partir de seis critérios: 1 – Comunidades virtuais (conjunto de pessoas interessadas em um tópico, que se correspondem através da Internet); 2 - Opiniões de usuários; 3 – Presença em sites, blogs, microblogs (formas de publicação contínua de conteúdos pequenos na web sob a forma de mensagens de texto); 4 – Presença em redes sociais (estrutura social mediada pela Internet consistindo de indivíduos ou organizações conectadas por um interesse comum); 5. Serviços de compartilhamento de mídia (serviços que permitem através da internet o compartilhamento de imagens, textos, aplicativos, vídeos, áudio, jogos); e 6 – Estímulo à participação dos usuários.

Os destinos selecionados nesta fase passaram para uma quarta etapa para uma avaliação turística, propriamente dita, que verificou a conformidade com sete critérios: 1 - Acomodação (número apropriado de acomodações que atendem às expectativas do segmento e seus comentários positivos e conteúdo feitos por usuários na Internet); 2 - Restaurantes (número apropriado de restaurantes que atendem às expectativas do segmento); 3 - Acessibilidade e transportes (acessibilidade do destino, mobilidade no território através de meios que atendam às expectativas do segmento); 4 - Atividades (passeios, bem-estar, esportes que atendam às expectativas do segmento, em termos absolutos e como uma porcentagem da oferta total); 5 – Entretenimento e eventos (programas culturais, eventos, shows, locais que atendam às expectativas do segmento em termos absolutos e como uma porcentagem da oferta total); 6 - Qualidade do patrimônio e território (beleza, construção e manutenção, mobiliário de rua, limpeza, outros); e 7 - Atenção e valorização da oferta cultural (preservação dos patrimônios artístico, arquitetônico e arqueológico, das tradições, dos sítios tombados pela Unesco, museus, outros).

Dessa etapa saíram cem candidatos ao título de Melhor Destino de Luxo Online do Mundo. Eles serão novamente avaliados pela comissão que definirá a ordem de classificação.

Critérios - A Bahia foi classificada em todos os critérios de avaliação online, por conta do trabalho realizado na web com o fornecimento de informações oficiais em sites e também nas redes sociais digitais, através do portal www.bahia.com.br e dos perfis Turismo Bahia no Youtube, Facebook, Twitter e Orkut. “O destino atende de fato a todos os requisitos necessários para ser certificado pelo Luxury Tourism Awards, reconhecimento do mais alto valor científico e evidência documental da atenção especial dada pela administração ao gerenciamento de um aspecto importante como a reputação online de seu destino”, informa o site da universidade.

Além da Bahia, os outros estados brasileiros foram classificados para a etapa final do Luxury Tourism Awards: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/nordeste/40390-bahia-e-escolhida-como-um-dos-principais-destinos-de-luxo-online.html

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