O Projeto Rio Competitivo – Gestão e Planejamento de Destinos, uma ação estratégica que reforça o Programa Nacional de Regionalização do Turismo no Brasil, chega a 10 cidades fluminenses no mês de junho. Uma realização do Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB), que reúne representantes das entidades relevantes do turismo local, incluindo poder público e privado, para transmitir orientações técnicas sobre os potenciais turísticos de cada região.
Segundo Tânia Brizolla, diretora técnica do IMB, o projeto visa a construção do Planejamento Estratégico de Desenvolvimento Turístico de forma participativa. “O setor reúne todos os atores: poder público, empresários do turismo e representantes da comunidade, que precisam trabalhar de forma integrada. Só assim será possível gerar produtos inovadores, atrair turistas diferenciados e promover o desenvolvimento pleno no destino”, explica.
A ideia é que o fortalecimento do trade dos municípios selecionados e a construção do planejamento estratégico possam beneficiar profissionais, empresas e instituições envolvidas na atividade turística e orientar os destinos escolhidos a aproveitarem melhor as oportunidades que vêm com a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.
Cidades selecionadas – A cidade de Niterói – a primeira do Estado a receber o projeto Rio Competitivo –, já entra no segundo módulo nos próximos dias 1º e 2 de junho, quando o destino irá definir sua missão e visão, e fará a análise do cenário do destino no setor de turismo. O município de Itatiaia, também já passou pelo primeiro módulo do projeto em maio, enquanto que os demais municípios fluminenses selecionados vão receber pela primeira vez o projeto a partir do mês de junho. São eles: Arraial do Cabo, Cabo Frio, Nova Friburgo, Resende, Teresópolis, Valença, Vassouras e Maricá.
Para Amilton Viana do Nascimento, assessor da diretoria de operações da Turisrio, a iniciativa é sem precedentes no Brasil. “Com o projeto, percebemos o quanto ainda estamos na fase do turismo amador e que, a partir desta iniciativa, teremos condições de profissionalizar as regiões que tiveram o privilégio de ser escolhidas”, afirma.
Etapas – No total de seis módulos, a primeira etapa do projeto, denominada “Competitividade do Destino: Posicionamento e Índice de Competitividade”, consiste na apresentação do projeto e devolutiva do índice de competitividade do destino, levantado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas no município. O Índice de Competitividade é que irá orientar o planejamento estratégico e ações de desenvolvimento turístico dos municípios.
Já no segundo módulo, o grupo inicia a construção do planejamento estratégico, fazendo a análise do diagnóstico do destino e constrói sua Visão de Futuro. O projeto irá trabalhar com conceitos, como empreendedorismo, liderança e inteligência competitiva para o sucesso de um destino, e ainda conta com um Sistema de Gestão para facilitar o controle e monitoramento das ações.
fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/riodejaneiro/40380-dez-cidades-do-rj-recebem-o-projeto-rio-competitivo.html
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