Tendência do uso da internet, tecnologias móveis e redes sociais nas viagens de negócios e lazer aumenta entre os brasileiros.
O comportamento do consumidor brasileiro que viaja vem acompanhando a tendência mundial de que a internet tornou-se uma ferramenta importante na hora de pesquisar, decidir e até comprar sua viagem. Segundo a empresária Gisele Lima, diretora da Promo Inteligência Turística, empresa responsável pelo Salão do Turismo brasileiro, cerca de 80% das pessoas que pretendem viajar passam primeiro pela internet. Os dados são baseados em pesquisas da OMT – Organização Mundial do Turismo. Pesquisas, feitas pelo Ministério do Turismo do Brasil entre o consumidores que visitaram o Salão do Turismo no ano passado também apontaram que 71% dos entrevistados usavam a internet na hora de decidir sua viagem.
Outros dados do setor dão conta de que o comportamento dos turistas no mundo está mudando e, cada vez mais, as pessoas usam os dispositivos móveis e as redes sociais na hora de viajar, explica a especialista no desenvolvimento de estratégias voltadas ao turismo. “As pesquisas de entidades internacionais de turismo, como o World Travel Monitor, que publica o maior estudo global de viagens, indicam que as redes sociais terão uma enorme influência no comportamento dos turistas antes e durante as viagens. Segundo a dirigente, os consumidores estão aprendendo a usar o telefone celular e as redes como forma de se obter informações ou fazer reservas antes de viajar. Para quem vai a lazer, dispositivos móveis como o iPhone, por exemplo, são usados pelos turistas para acessar redes como facebook, entre outras, para manter amigos e familiares informados ou para postar fotos de seu passeio, ressalta a executiva da Promo.
O bom momento do turismo nacional, graças à vitalidade econômica do país, o apelo e a cultura da viagem, além da oportunidade para conhecer destinos turísticos, deve ganhar muito com o uso das tecnologias móveis. “Não podemos esquecer que sediaremos a Copa do Mundo e as Olimpíadas, dois importantes eventos mundiais, quando essas ferramentas ajudarão os brasileiros e visitantes a conhecerem o que tem de novo e de diferente nesse país tão diverso que é o Brasil”, conclui a dirigente.
Mais informações:
Promo Inteligência Turística: (11)5103-2091 – www.promo.tur.br
fonte: Thais Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário