O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (PR), terá a capacidade aumentada para embarques e desembarques. Na última terça-feira, foi assinada a ordem de serviço para o início das obras de ampliação do pátio de aeronaves. As obras fazem parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Copa e o investimento é de R$ 23 milhões.
Atualmente existem seis posições para estacionamento de aeronaves no Afonso Pena. As obras vão criar mais nove posições fixas para embarque e desembarque direto nos aviões, sem a necessidade de usar ônibus para se chegar às aeronaves. Serão oito para o uso dos passageiros e uma posição ficará de reserva, caso algum avião precise ficar estacionado por algum período. As obras começaram nesa quarta-feira e têm prazo de um ano para serem concluídas.
"Essas obras representam um ganho técnico e operacional muito significat ivo para o aeroporto. Elas vão ajudar a dar vazão a todo o tráfego aéreo que a Copa do Mundo vai gerar aqui em Curitiba", disse Antonio Pallu, superintendente da Infraero do Aeroporto Internacional Afonso Pena.
"O aeroporto terá um ganho muito importante na sua capacidade de embarques e desembarques. Curitiba terá um aeroporto em condições ideais para receber os turistas para a Copa. Teremos um aeroporto mais confortável e melhor equipado", afirmou Luiz de Carvalho, secretário municipal para a Copa. "A ampliação da área do pátio de estacionamento das aeronaves vai facilitar muito a vida dos passageiros. Vai dar mais segurança e conforto aos usuários", disse o secretário de estado da Copa, Mario Celso Cunha. Hoje passam pelo aeroporto Internacional Afonso Pena entre 18 mil a 20 mil passageiros por dia. São 240 voos diários.
Estacionamento
No aeroporto também estão sendo realizadas obras para a ampliação do estacionamento. Das 670 vagas atuais, o estacionamento passará a ter 2.070. Até o fim do ano também deve ser concluído o projeto para a ampliação do terminal de passageiros do aeroporto. A estimativa da Infraero é que neste ano passem pelo terminal aéreo cerca de 6,7 milhões de passageiros.
O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, e a engenheira do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba), Susana Costa, assessora técnica da Prefeitura para a Copa, também acompanharam a assinatura da ordem de serviço no Aeroporto Afonso Pena.
fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/aviacao/41058-aeroporto-afonso-pena-pr-comeca-obras-para-dobrar-capacidade-de-passageiros.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário