A Secretaria de Turismo da Bahia e a Bahiatursa se preparam para apresentar, durante o 6º Salão de Turismo, a chamada Rota do Chocolate, que consiste em dois produtos formatados (Caminhos do Chocolate I e II) para atender os apreciadores desta iguaria. A informação é do secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli. Segundo ele, o objetivo é integrar o turismo histórico, cultural e rural na região baiana chamada Costa do Cacau.
"Nestes roteiros teremos elementos que se referem à cultura do cacau e que resgatam a história da região", contou. "É um produto que já está em condições de ser comercializado. Fizemos um grande trabalho com os agentes receptivos locais, Prefeitura e todo o trade das cidades envolvidas. Além de conhecer a história, o turista poderá visitar fazendas, engenhos e fábricas para conhecer todo o processo de produção do chocolate", complementou. Leonelli considerou fundamental para a viabilização destes roteiros a construção da estrada que liga as cidades de Itacaré a Camamu, concluída pelo Governo do Estado, que vai permitir o fácil deslocamento dos turistas.
O primeiro roteiro, "Caminhos do Chocolate I", conta com seis dias de atividades nos municípios de Ilhéus, Itacaré, Una, Uruçuca e Canavieiras. Além de visitar comunidades indígenas, fazer passeios de chalana pelo Rio Pardo até a Ilha das Graças, o turista poderá desfrutar de banhos de cachoeira em Itacaré, além de assistir a apresentações artísticas e culturais.
No "Caminhos do Chocolate II", também será agregado o processo de monocultura da lavoura cacaueira. Os roteiros incluem ainda os mais importantes pontos turísticos da região, onde é possível entrar em contato com a natureza e se deparar com as paisagens que inspiraram o escritor Jorge Amado e deixaram a região famosa mundialmente.
De acordo com o diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira, o grande diferencial deste roteiro é que o foco dele é na região toda, não apenas em uma cidade. "O turista poderá perceber neste roteiro que a Bahia não e apenas sol e praia, mas pode se também fazer ecoturismo, turismo rural e turismo cultural em um só destino", definiu.
fonte: http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=1280&pStrLink=3,35,0,74225&IndSeguro=0
Nenhum comentário:
Postar um comentário