quinta-feira, 7 de julho de 2011

Evento discute Terminal de Passageiros de Paranaguá (PR)

O vice-prefeito Fabiano Vicente Elias apresentou o projeto do Terminal Marítimo de Passageiros de Paranaguá, durante a abertura da 1ª Reunião de Desenvolvimento do Turismo Náutico e a 15ª Reunião do GT Náutico Nacional, para a elaboração de um diagnóstico do potencial do turismo náutico do Paraná. O evento iniciou na manhã da última terça-feira na sede da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina). Na quarta-feira, ocorreram visitas técnicas e oficina sobre Bandeira Azul, que credencia praias locais como referência aos navegadores de todo o planeta.

Além do vice-prefeito, participaram do evento representando a Prefeitura de Paranaguá, as secretárias municipais de Meio Ambiente, Jozaine Baka, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Márcia Jamnik. Estavam presentes ainda, o secretário nacional de Programas de Turismo do Ministério do Turismo, Colbert Martins da Silva Filho, os secretários de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho (Pepe Richa), do Turismo, Faisal Saleh, além de membros da Ecoparaná, do superintendente da Appa, Airton Vidal Maron, representantes de empresas construtoras de navios, armadores e da Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos).

Esse evento que tem como ênfase o turismo marítimo é capaz de promover a expansão econômica de cidades e regiões, de acordo com Fabiano Vicente Elias, o coordenador do grupo de estudos para implantação do terminal de passageiros pela prefeitura e membro do Comitê Executivo para a Copa do Mundo 2014 no Paraná. E que os municípios litorâneos e unidades empresariais vêm buscando de forma acentuada diversificar a sua oferta através da exploração de novos segmentos de mercado.

Um vídeo mostrando o potencial turístico de Paranaguá foi exibido durante a apresentação de Fabiano Elias na Appa. Sobre o Terminal Marítimo de Passageiros, na foz do rio Itiberê, ele explicou que o espaço poderá abrigar navios de passageiros e roll-on roll-off, além de marina pública, área para atracação de rebocadores e navios de apoio marítimo, espaço para a CPPR (Capitania dos Portos do Paraná), além de praia, centro de convenções e do teleporto, recepção de estrutura de comunicações de grande porte, tudo em conformidade com as leis ambientais. Serão 650 mil metros quadrados de área total e o custo aproximado da obra é de aproximadamente R$ 95 milhões.

Numa entrevista ao jornalista Thiago Campos, na rádio Litoral Sul FM, no início da tarde desta quarta-feira, o prefeito José Baka Filho destacou a importância do evento. Ele não pôde participar da reunião ontem, pois estava em Brasília para acompanhar a votação do empréstimo do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) à Prefeitura de Paranaguá. “Essas reuniões só acontecem em Brasília e eventualmente eles deslocam. Todos estão animadíssimos e agradeceram muito, gostaram muito do potencial da cidade e o grande mote aí é a construção do Terminal de Passageiros”, salientou o prefeito, parabenizando também o governo do Estado pela organização da reunião na cidade. “São pessoas do Brasil inteiro que estão saindo satisfeitíssimas e que foram à Festa da Tainha ontem. É Paranaguá pra frente”, disse na entrevista.

fonte: http://www.jornaldeturismo.com.br/noticias/transportemaritimo/41076-terminal-paranagua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário