A Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) oficializou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que não dispõe mais de recursos para manter os projetos na reserva ambiental no Parque Nacional Serra da Capivara em São Raimundo Nonato. Após mais de duas décadas, a entidade anuncia que pode deixar o Piauí.
A Fumdham possui um convênio de co-gestão e um contrato de parceria com o Governo Federal para coordenar as pesquisas, divulgação, fiscalização e administração do parque. A entidade alega que o patrocínio da Petrobras, através da Lei Rouanet, é insuficientes para bancar todas as despesas. Sem a fundação, a administraçaõ do parque iria par ao ICMBio.
Além de reclamar da falta de repasses do governo federal, a arqueóloga Niéde Guidon se queixa da estrutura para preservação do local. Enquanto a Fumdham empregaria 100 técnicos e funcionários para laboratórios, guaritas e outras áreas, o ICMBio teria apenas um servidor concursado em São Raimundo Nonato.
A arqueóloga se queixa de todos os anos precisar apelar para as autoridades e relatar dramas como o de ter aplicado até recursos de sua aposentadoria para manter o parque. Niéde Guidon tem quase 80 anos de idade, cerca de 30 dedicados a Serra da Capivara.
fonte: cidadeverde.com
que legal estou estudando sobre ela ba escola Niède Guidon
ResponderExcluir