Em reunião com o presidente da entidade, Dr. Renato Araribóia de Brito Bacellar, foi relembrada a importância da parceria que sempre existiu entre a fundação com a secretaria da cultura, para preservação do monumento, quando Arlindo Leão estava à frente da pasta.
Hoje, gestor da pasta do Turismo no município, o secretário entendendo que o monumento também faz parte de um roteiro de turismo cultural na cidade (city tour), resolveu atender aos pedidos do trade turístico e de entusiastas outros da memória cultural e ferroviária, viabilizando um termo de cooperação entre o órgão e a instituição, com o intuito de preservar este que é um dos pontos de relevância da história econômica da cidade.
Saiba mais sobre a Maria-Fumaça:
A locomotiva Maria-Fumaça, prefixo 29, que se encontra na Esplanada da Estação servindo de atrativo turístico à cidade de Parnaíba, tem procedência da rede de Viação Cearense, Estrada de Ferro Central do Piauí e Rede Ferroviária Federal S/A. Foi fabricada nos Estados Unidos em 1920. Possui bitola 1,00 m, com 40 cm de diâmetro dos cilindros, configuração das rodas 0-4-0 e 57 cm de curso dos pistões.
Seu comprimento é de 5,22 m. Graças a um trabalho da Secretaria da Cultura de Parnaíba, em 2006 (Gestão Arlindo Leão), ela foi incluída no Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil, sendo, portanto, a única do Piauí a fazer parte da Memória Ferroviária Nacional. O Inventário das Locomotivas a Vapor do Brasil encontra-se em todas as bibliotecas públicas do país e entidades do exterior ligadas ao setor de ferrovia (Fonte: O Piaguí Culturalista).
fonte: www.proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário