Como na música antiga, eu sei que vocês vão dizer que é tudo mentira, que não pode ser...Então, hoje
resolvi transcrever (com a devida autorização do autor) um artigo do
jornalista e fotógrafo André Pessoa, sobre a polêmica paralisação do
aeroporto de SRN. Uma chacota nacional (mais uma!) destilada com ironia
refinada pelo repórter global Ernesto Paglia. Mas, como eu sou daquelas
que ainda acreditam milagres, continuo esperando e torcendo pra que ele
aconteça e a profecia global vá por água abaixo, é claro! Boa leitura!
A história da construção do Aeroporto Internacional Serra da Capivara,
no município de São Raimundo Nonato, município a 525 quilômetros de
Teresina, no Piauí, está descrita com detalhes no livro “O Diário de
Bordo do Jornal Nacional”, do repórter Ernesto Paglia. Publicado pela
Editora Globo para documentar a série jornalística que percorreu o
país a bordo de aviões, o livro critica a paralisação dos trabalhos no
futuro aeroporto afirmando que o local não passa de um canteiro de
obras semiparalisado.
Relatando o vôo entre Petrolina e a cidade piauiense, realizado na
aeronave Caravan, um avião de menor porte, recomendado para pistas sem
muita infra-estrutura, o repórter da Globo diz: “Em poucos minutos de
vôo, um desbotamento tristonho toma conta de tudo lá embaixo. Mais
meia hora e avistamos a faixa de asfalto do aeroporto de São Raimundo
Nonato. Fica longe da cidade. Foi recém-construída, parte de uma das
várias obras abandonadas pela metade no lugar”.
Pelo ritmo das obras iniciadas no aeroporto ele constata: “São
Raimundo ainda vai demorar para ter um aeroporto de verdade. Quando
tiver, o terminal vai apresentar a forma de uma capivara. Um dia,
quiçá, esse será o portal por onde chegarão os visitantes dispostos a
conhecer as raízes mais antigas do homem nas Américas.
Paglia descreve com humor o desembarque na cidade. “A recepção é
caprichada. O encarregado da segurança do ‘aeroporto’, de capacete e
colete refletivo, brande um radiocomunicador e anda de um lado para o
outro com empolgação. Quem o vê, agitado, poderia pensar que ele
trabalha num Heathrow (aeroporto de Londres) ou num JFK (aeroporto de
Nova York).... ágil, despachado, emite ordens para os subordinados.
Age, na verdade, como se todo mundo ali o fosse. De repente, da um
grito (“Guerreiros!”) e convoca o destacamento da PM local que aguarda
ao lado da viatura estacionada no pátio do futuro aeroporto”.
Depois de constatar que a única parte do aeroporto que realmente
existe é a pista de pouso inaugurada em 2009, o jornalista gravou o
texto da narração da matéria veiculada no Jornal Nacional com trechos
como esses: “Obra inacabada parece ser a marca do lugar. A estrada
que liga a região à capital alterna asfalto com trechos de terra.
Moradores reclamam do cheiro do sistema de esgoto instalado em São
Raimundo Nonato”.
Destacando o trabalho da equipe da cientista Niéde Guidon, o repórter
diz: “Foi por influência da dra. Niéde Guidon que São Raimundo Nonato
tem hoje ensino superior, incluindo o primeiro curso público de
arqueologia do país, que já formou as três primeiras turmas. E
hospedou, em 2009, o Congresso Internacional de Arte Rupestre, com a
presença de quase duzentos pesquisadores de 37 países”.
Para concluir o capítulo sobre a Serra da Capivara o repórter afirma:
“O
patrimônio pré-histórico da região de São Raimundo Nonato ainda vai
manter ocupadas várias gerações de arqueólogos! Essa é a única obra
inacabada que merece ser comemorada nesse rincão do Nordeste”.
OBRAS PARALISADAS
Mesmo com a promessa pública do governador Wilson Martins (PSB), de
inaugurar a obra em dezembro desse ano, notícia veiculada
exaustivamente por todo o Piauí, na manhã desta terça-feira, 18 de
outubro, as obras continuavam totalmente paralisadas. Nenhum
funcionário da Construtora Sucesso estava no local nem existia
movimento de material.
Nas últimas semanas a arqueóloga Niéde Guidon tem se deslocado
diariamente ao canteiro de obras do aeroporto para verificar
pessoalmente se as obras estão sendo retomadas e confirmou a nossa
reportagem que os trabalhos continuam totalmente paralisados.
A construção do terminal de passageiros se encontra paralisada desde a
gestão do ex-governador Wellington Dias (PT). Na época do seu governo
imensos painéis foram espalhados pelas principais cidades do Piauí
divulgando a construção do aeroporto que nunca foi concluído.
Segundo o jornal O Estado de SP, estima-se que mais de R$ 20 milhões
já foram gastos na obra.
fonte: www.portalaz.com.br/coluna/marta_tajra
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