Foto: Eco Adventure
Os moradores preferem chamar a cidade de Rio Novo, porém nos mapas consta o nome de Paulino Neves. O nome Rio Novo é devido ao fato de que o rio que banha a cidade é realmente novo, com apenas 100 anos, formado pelo rompimento de uma lagoa próxima.
O Delta das Américas, como é conhecido, é formado pelo Rio Parnaíba e afluentes a caminho do oceano. O lugar é um verdadeiro santuário ecológico, com dunas, manguezais, rios, dezenas de ilhas e ilhotas, algumas habitadas por pescadores.
Visitar a região é uma experiência inesquecível. É possível observar a fauna e a flora da região por um passeio de barco pelas águas do Parnaíba. Além das belas paisagens, com dunas, lagoas e palmeiras que se confundem com um oásis. A região oferece ótimas opções para os amantes do ecoturismo.
Fonte: Portal EcoViagens
Paulino Neves concentra em um só local atrativos naturais de beleza ímpar, como os chamados pequenos Lençóis Maranhenses, rios, corredeiras e lagoas de água cristalina, assim como praias cercadas de dunas e ao mesmo tempo de vegetação nativa: um paraíso perdido que ainda conserva o ar bucólico de cidade típica do interior brasileiro.
Pequenos Lençóis
Baixa da Cachoeira
Praia
Vindo do Ceará ou do Piauí é o último acesso rodoviário, para carros de passeio ou transporte coletivo, à principal porta de entrada dos LENÇÓIS MARANHENSES. No sentido contrário, saindo dos lençóis, é a entrada de um universo repleto de belezas naturais e do maior DELTA DAS AMÉRICAS, o Delta do Parnaíba.
A possibilidade de unir dunas, rios, campo e praia em um só lugar, é o que faz de Paulino Neves um destino único em meio a uma região cercada de raras belezas, já reconhecidas. Trafegar pelo início (ou fim) do maior DELTA DAS AMÉRICAS, passando por manguezais e demais vegetações nativas, com um delicioso banho na Praia da Barra, passar pelas dunas, incluindo as de areia movediça, conhecer a Ilha do “Canindé” com direito a novo mergulho ou descansar nas águas límpidas da Baixa das Cachoeiras, comer a especialidade da casa do Chicão, um pato delicioso ou a melhor galinha caipira da região no Simplício, conhecer o artesanato local, as formas de pigmentação da palha do buriti e as possibilidades de arte que esta árvore nativa permite, relaxar nas redes a sombra das laranjeiras, dos pés de buritis, dos limoeiros e das amendoeiras e depois se refrescar nas águas tranqüilas do Simplício Velho com a possibilidade de um passeio relaxante de caiaque e ainda ver o pôr do sol nas dunas dos PEQUENOS LENÇÓIS MARANHENSES, é o que faz a diferença por aqui.
Artesanato em palhas de Buriti
Artesanato com material reciclável (Papel revista)
Simplício Velho
Passeio Carrapato
Pôr do Sol nas dunas
Roteiros conhecidos nacional e internacionalmente por sua beleza única.
Fonte: Portais EcoViagens/EcoAdventure
Fotos: Eco Adventure
Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário