sábado, 3 de dezembro de 2011
Copa do Mundo deve agregar 1,5% ao PIB brasileiro em três anos
O Museu do Futebol, localizado no Estádio do Pacaembu em São Paulo, foi palco para o Seminário Itaú Copa do Mundo: 2014 é mais que futebol, que foi realizado dia (30/11) e contou com palestra do economista-chefe do Itaú-Unibanco, Ilan Goldfajn. O evento discutiu os impactos deste mega evento na economia do país e as oportunidades para as pequenas e médias empresas nos próximos anos por conta da Copa.
O executivo ressaltou que até a realização do evento o país deve receber investimentos em infraestrutura na ordem de R$ 36,46 bilhões, que vai gerar um grande impacto na economia com a criação de empregos e aumento da renda e consumo da população. “Nos próximos três anos, o PIB deve crescer 0,5% a cada ano a mais do que cresceria se não houvesse a Copa”, disse. “Pode parecer que não, mas este é um impacto muito grande”, completou.
Segundo os dados apresentados por Goldfajn, esses investimentos também deverão gerar, nos próximos três anos, cerca de 250 mil empregos. “Estes investimentos tem que ocorrer e vão gerar emprego e renda, multiplicando o seu impacto na economia. Hoje o país tem 145 milhões de consumidores, então o impacto aumenta muito”, afirmou.
No que diz respeito ao turismo, o economista tomou como exemplo o impacto causado no setor em países que sediaram a Copa do Mundo no passado. Ele lembrou que na África do Sul o fluxo de visitantes aumentou 25% devido ao evento. “Supondo que o impacto aqui será igual, teremos 3 milhões de turistas a mais, sendo 2 milhões estrangeiros, que irão injetar US$ 3 bilhões a mais na economia”, projetou.
Outro grande impacto que a Copa do Mundo de 2014 deve gerar no Brasil, na opinião de Goldfajn, é no que ele chamou de “marca do país”, uma vez que a exposição é muito grande. “Há um efeito muito grande na marca de um país que sedia um evento desses, pois ele acaba expondo muito a sua imagem, o qu gera um conhecimento muito maior do país para os visitantes e para o mundo”, acredita.
www.mercadoeeventos.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário