A
São Paulo Turismo (SPTuris) divulgou nesta quarta-feira (01/02) o
balanço da atividade turística em 2011 na capital paulista. Tanto a
ocupação dos hotéis, quanto a arrecadação de Imposto Sobre Serviços
(ISS) com turismo bateram novo recorde, desde que começaram a ser
medidos, há sete anos.
Os números, apurados pelo Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris), apontam ocupação média de 69,29% nos hotéis, sendo que este índice chegou a mais de 75% em alguns meses. O valor representa um aumento de 1,41% em comparação a 2010 e de 18% em relação a 2005. A arrecadação de ISS com o grupo 13 – que considera o consumo de pacotes, hospedagem e eventos – chegou a R$ 199,6 milhões, um aumento de R$ 40,9 milhões, ou 25,77%, em relação ao ano anterior e de 129,77% comparado a 2005.
“São Paulo conquistou seu lugar entre os grandes destinos mundiais, alcançando ainda a marca de maior destino do país, com mais de 12 milhões de visitantes estimados por ano. Hoje, a cidade é procurada por muitos tipos de turistas que buscam lazer, cultura, eventos, estudos, shows, entretenimento, saúde, compras, etc”, disse o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder (foto). “São Paulo tem sido exemplo em várias iniciativas para atrair turistas e na busca pela melhoria no atendimento aos visitantes. Com a ajuda do setor privado, esses índices devem continuar crescendo”, completou.
Segundo Rehder, nos últimos anos, a SPTuris desenvolveu dezenas de projetos de sucesso para incrementar o turismo na cidade, além da capacitação da mão de obra do setor. Ele ressalta que a cidade vem inovando na promoção, com o lançamento da Marca São Paulo, do aplicativo para smartphones e tablets, SP Mobile, e do São Paulo Best Week - programa que, em todos os feriados prolongados do ano oferece promoções e descontos em hotéis, restaurantes e serviços.
Perfil - O Observatório do Turismo também traçou o perfil dos hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos de 2011. Este levantamento identifica diversas características dos turistas, como procedência, motivações de viagem, gastos médios e permanência na cidade. A pesquisa aponta que os visitantes são majoritariamente homens (64,9%) e brasileiros (82,4%), principalmente do Interior e Litoral do Estado, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre. Os estrangeiros representam 17,6% e vêm principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Japão, Alemanha, Espanha. A principal motivação continua sendo negócios (45%), eventos (24,4%), lazer (12,2%) e estudos (6,7%).
“O perfil do turista que vem para São Paulo mudou um pouco nos últimos anos. Antigamente conhecida como um destino puramente de negócios, hoje a cidade é vista também como parada obrigatória para quem busca lazer, cultura, entretenimento, boa gastronomia, eventos, saúde, estudos, compras. Isso se reflete em todo o setor”, finalizou Rehder.
Os números, apurados pelo Observatório do Turismo (núcleo de estudos e pesquisas da SPTuris), apontam ocupação média de 69,29% nos hotéis, sendo que este índice chegou a mais de 75% em alguns meses. O valor representa um aumento de 1,41% em comparação a 2010 e de 18% em relação a 2005. A arrecadação de ISS com o grupo 13 – que considera o consumo de pacotes, hospedagem e eventos – chegou a R$ 199,6 milhões, um aumento de R$ 40,9 milhões, ou 25,77%, em relação ao ano anterior e de 129,77% comparado a 2005.
“São Paulo conquistou seu lugar entre os grandes destinos mundiais, alcançando ainda a marca de maior destino do país, com mais de 12 milhões de visitantes estimados por ano. Hoje, a cidade é procurada por muitos tipos de turistas que buscam lazer, cultura, eventos, estudos, shows, entretenimento, saúde, compras, etc”, disse o presidente da SPTuris, Marcelo Rehder (foto). “São Paulo tem sido exemplo em várias iniciativas para atrair turistas e na busca pela melhoria no atendimento aos visitantes. Com a ajuda do setor privado, esses índices devem continuar crescendo”, completou.
Segundo Rehder, nos últimos anos, a SPTuris desenvolveu dezenas de projetos de sucesso para incrementar o turismo na cidade, além da capacitação da mão de obra do setor. Ele ressalta que a cidade vem inovando na promoção, com o lançamento da Marca São Paulo, do aplicativo para smartphones e tablets, SP Mobile, e do São Paulo Best Week - programa que, em todos os feriados prolongados do ano oferece promoções e descontos em hotéis, restaurantes e serviços.
Perfil - O Observatório do Turismo também traçou o perfil dos hóspedes em Meios de Hospedagem Paulistanos de 2011. Este levantamento identifica diversas características dos turistas, como procedência, motivações de viagem, gastos médios e permanência na cidade. A pesquisa aponta que os visitantes são majoritariamente homens (64,9%) e brasileiros (82,4%), principalmente do Interior e Litoral do Estado, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre. Os estrangeiros representam 17,6% e vêm principalmente dos Estados Unidos, Argentina, Japão, Alemanha, Espanha. A principal motivação continua sendo negócios (45%), eventos (24,4%), lazer (12,2%) e estudos (6,7%).
“O perfil do turista que vem para São Paulo mudou um pouco nos últimos anos. Antigamente conhecida como um destino puramente de negócios, hoje a cidade é vista também como parada obrigatória para quem busca lazer, cultura, entretenimento, boa gastronomia, eventos, saúde, estudos, compras. Isso se reflete em todo o setor”, finalizou Rehder.
fonte: www.mercadoeeventos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário