"Prefiro não comentar sobre valores, mas afirmo que são maiores que os do ano passado e vêm aumentando gradativamente", diz o secretário municipal de turismo da capital maranhense, Liviomar Macatrão Pires Costa.
Veja a galeria de fotos da Folha na capital
Carolina Costa/Folhapress | ||
Uma das casas do centro histórico, em condições precárias, mantém cercas elétricas para evitar invasores |
Ele ressalta, entretanto, que "as parcerias com entidades privadas, "trade" turístico [conjunto que abrange a indústria do setor] e Ministério do Turismo vêm fazendo a diferença para o crescimento turístico da capital".
FUTURO
Quanto a projetos de revitalização do centro histórico, o secretário destaca a Aliança pelo Centro Histórico, que "monitora e realiza serviços urbanísticos, culturais, funcionais e sociais" em 24 ruas da região.
Ele explica que a pasta vem trabalhando em uma ação de mobilização dos moradores que habitam o centro e também os comerciantes que trabalham no local.
"Aumentamos a coleta de lixo das vias, temos garis que trabalham especificamente no local, aguardamos a liberação do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] para fixação de lixeiras estilizadas e, em breve, teremos caminhões próprios para as ruas", diz.
Outro projeto, o Cores de São Luís, teria como objetivo restaurar a feira da Praia Grande, considerada o segundo ponto mais visitado na capital do Maranhão. "Além disso, temos uma limpeza especial de alta pressão nos monumentos, vias, ruas, praças e escadarias."
Quanto às comemorações dos 400 anos da cidade, a serem realizadas em 2012, um comitê estratégico organizador já foi montado.
Foram definidas quatro frentes de trabalho: marketing, infraestrutura, eventos culturais e educação, cultura, ciência e tecnologia.
De efetivo, até o momento, só foi realizada uma votação popular para escolher o logotipo da festa, que estampará informativos, medalhas e, também, brindes.
fonte: www.folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário