sexta-feira, 29 de junho de 2012

​Abracorp quer padronização na cobrança de adm´s junto as cias aéreas


Cassio Oliveira, diretor do Comitê de Produtos e Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp

O Comitê de Produtos e Novos Negócios da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) inicia um processo de tabulação dos custos gerados pelas adm´s emitidas pelos associados. A iniciativa foi apresentada nesta quinta-feira (28/06) durante reunião mensal da entidade em São Paulo e obteve o apoio unânime das agências associadas. "A partir desse levantamento teremos condições de apresentar as companhias aéreas e a Iata as dificuldades operacionais e financeiras geradas com cobranças indevidas", explicou Cássio Oliveira, diretor do Comitê de Produtos, ao MERCADO&EVENTOS.

Essas cobranças, segundo ele, são provenientes da utilização de procedimento de reembolso direto praticado pela agência de viagem e sem o suporte da companhia aérea. No meio dessa ação, pode haver erro de cálculo, uma vez que cabe a uma empresa terceirizada e contratada pela empresa aérea realizar essa conferência. "O custo pode ser repassado indevidamente. Além disso, boa parte dessas cobranças são transferidas as agências por erro da própria companhia aérea, seja por trechos não reembolsáveis ou por suposto erro de validade nos bilhetes aéreos. "Essa cobrança afeta não apenas as agências corporativas, mas todo o setor de agenciamento", disse Oliveira.

A Abracorp quer, inclusive, integrar a Abav Nacional e a Aviesp nessa reivindicação. "É uma discussão que devemos ter junto às companhias aéreas e a Anac para melhorar as práticas do setor", acrescentou o diretor, mencionando a necessidade de uma padronização de regras e valores para as adm´s e uma estrutura de suporte de atendimento ao agente de viagem. A entidade quer ainda que às empresas que utilizam o processo de reembolso direto não paguem a taxa administrativa para ADM gerada em caso de erro de cálculo por parte do agente. 

"O número de adm´s verificado nas agências é muito grande. Trabalhamos para as companhias aéreas. Ou seja, emitimos e vendemos para elas sem receber comissão no caso dos bilhetes domésticos e mesmo assim estamos pagando a conta", esclareceu Edmar Bull, presidente da Abracorp. A ideia da entidade é validar esses dados entre as agências Abracorp em um prazo de até seis meses. "Qualquer nova demanda nessa política de adm´s que recebermos estaremos sustentados por esses números", completou Gervásio Tanabe, diretor executivo da Abracorp.

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