Quando os índios do Xingu, os artesãos
de São Raimundo Nonato, as mulheres da Associação das Artesãs Marianas
no Rio de Janeiro e os agricultores do Coopcerrado de Goiás poderiam
dividir o mesmo espaço democraticamente nos supermercados do Brasil? O
Caras do Brasil do Grupo Pão de Açúcar, há dez anos, tornou isso uma
realidade. Com o programa, o Grupo abriu um espaço em suas prateleiras
para a comercialização de produtos sustentáveis elaborados por micro
organizações, ONGs e artesãos, de terem suas mercadorias expostas na
maior rede varejista do país.
O
que começou em 2002, com a entrada da Adere – Associação para
Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional - comercializando
artesanato, hoje conta com mais de 170 itens de 64 associações,
artesãos e cooperativas em todo o Brasil. Entre os principais produtos
comercializados pelo programa estão: panos de prato, mel, jogos
americanos, doces e geleias, peças de decoração, têxteis, utensílios
domésticos e velas aromáticas que utilizam matéria-prima tipicamente
brasileira.
No
Piauí, a Cerâmica de Artesanato Serra da Capivara, sul do Estado,
fornece peças de cerâmicas com pinturas locais às lojas do Pão de
Açúcar. Desde o início, foi dado um treinamento para as pessoas do
povoado de Coronel José Dias. Atualmente, a cerâmica está gerando 28
empregos diretos, onde 22 deles são para artesãos das localidades no
entorno á cerâmica, ou seja, hoje são 22 famílias que tem seu sustento
garantido a partir da comercialização das peças Cerâmica da Serra da
Capivara.
fonte: www.cidadeverde.com
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