terça-feira, 5 de junho de 2012

Fita 2012: Oportunidades de Turismo na Amazônia

Confira abaixo o artigo do secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, sobre a 6ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012).

Fita 2012: Oportunidades de Turismo na Amazônia

O Pará é anfitrião este mês da 6ª Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2012), o maior e mais importante evento de promoção e comercialização dos produtos turísticos da Amazônia.  Nesta edição daremos ênfase aos segmentos prioritários do Pará, estado cujo slogan é “A Obra-Prima da Amazônia). Estes segmentos são natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios, apresentados pelas principais operadores de turismo, agentes de viagens, organizadores e realizadores de eventos, entre outros, que já confirmaram participação.

O cenário  para este grandioso evento será o Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, com uma das melhores infraestruturas do Brasil.

Agendada para acontecer de 21 a 24 deste mês, a Fita é um convite a estarem em Belém, capital do Pará, empresários, profissionais e autoridades do setor do turismo, operadores, agentes de viagens, e outros formadores de opinião. É o momento de descobrirmos juntos quais as “Oportunidades de Turismo na Amazônia”, tema da feira, que é bienal desde 2002.

A Fita 2012 é uma realização do Governo do Pará, por meio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O público alvo são aqueles que vendem o Pará, obra-prima da Amazônia, mas é uma oportunidade de vitrine aos produtos turísticos da região.

Esperamos contar este ano com cerca de 600 participantes, a maioria agentes e operadores de turismo, em especial dos buyers e supliers internacionais e nacionais. A feira contará com ambientes temáticos que trarão ao público exposições e comercialização de produtos inspirados nas características de cada segmento turístico do Pará. Os estandes e o design da feira como um todo resultam da nova proposta de apresentação dos produtos paraense em um conceito mais amazônico direcionada pelo  “Ver-o-Pará” – Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro de 2011 pelo Governador Simão Jatene.

A programação envolverá palestras, workshops, mesas redondas, lançamentos de projetos e produtos, além de outras atividades diversas.

A abertura oficial da Fita 2012, dia 22 de junho, será marcada pela palestra “Mega Eventos – A promoção e as oportunidades de negócios na atividade turística”, ministrada pela Presidente do Conselho de Turismo e Negócios da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomércio), Jeanine Pires, a partir de 9h.

A partir de 15h15, será a vez do Diretor da Próxima Estação Consultoria e Pesquisa, Eduardo Sanovicz, que ministrará a palestra “A importância do Turismo de Negócios e Eventos”, seguida de uma mesa redonda com o tema: “Ética, Cidadania e Sustentabilidade no Turismo”, a partir das 17h , com a participação do Presidente da Abav Nacional, Antônio João Monteiro de Azevedo, Presidente do Colégio Permanente de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, Marcus Antônio de Souza Faver e do  Presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi Torquato.

A programação do dia 23 será iniciada com o Workshop “Prodetur: Pólos - Belém, Marajó e Tapajós”, de 09h30 às 12h, contando com a presença de secretários municipais de turismo, presidentes dos Fóruns Regionais, instituições federais e estaduais, entidades civis, agencias de turismo, hoteleiros e demais agências que integram o GT Prodetur. No mesmo dia, de 9h às 12h e de 14h30 às 18h, acontece o evento que traz uma das maiores expectativas de resultados da FITA, a Bolsa de Negócios, espaço destinado à comercialização dos produtos turísticos dos 144 municípios do Pará, cujos segmentos mais fortes são cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

A fita 2012 também contará com uma vasta programação de eventos culturais, um deles é o lançamento do livro “Aritapera: Terra-Água-Mulheres & Cuias”, organizado por Antônio Maria de Souza Santos, pesquisador do Museu Paraense Emílio (MPEG) e Luciana Gonçalves de Carvalho, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA-Tapajós). A obra é resultado do mapeamento cultural do polo Tapajós que está sendo feito pela Paratur por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O lançamento será no dia 23 às 18h. Entre os demais eventos que merecem destaque estão o lançamento da segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” – que objetiva incentivar profissionais de comunicação a divulgar as opções de turismo no Pará –, do Passaporte Pará – novo produto turístico a ser colocado para atender a demanda do turismo interno paraense e garantir linhas de crédito e financiamentos aos empreendedores paraenses. Além desses, visando o fortalecimento do turismo interno, será apresentada a metodologia de inventários da Oferta Turística, uma parceria entre Paratur e Prodepa, com entrega dos resultados obtidos em 2011 e 2012 pela Paratur.

O último dia de programação será destinado ao início do Famtour (viagem de familiarização), destinado a fazer com que os empresários e representantes de entidades possam conhecer os principais atrativos do Pará.

Fica aqui um convite. Você que é agente de viagens, operador de turismo, organizador de eventos, empresário, venha participar da Fita 2012 e descubra por que o Pará é a obra-prima da Amazônia.

ADENAUER GÓES

SECRETÁRIO DE ESTADO DE TURISMO DO PARÁ

fonte: www.mercadoeeventos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário