quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Começam novas ações nas obras de ampliação de Manaus


A Infraero deu início a uma nova ação nas obras de reforma e ampliação do Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). Na semana passada, começaram as intervenções na Avenida Santos Dumont, via de acesso localizada em frente ao terminal de passageiros 1, para a construção do novo estacionamento do Eduardo Gomes. O avanço dos tapumes para a realização dos trabalhos está em andamento desde a segunda-feira (27/8).

      Devido aos trabalhos, a área utilizável da faixa de rolamento da via foi reduzida em 6 m. Para garantir a boa acessibilidade da via e a segurança dos trabalhadores, pedestres e veículos que trafegam pelo local, a Infraero e a empresa responsável pelas obras no aeroporto elaboraram um projeto de sinalização vertical e horizontal para o local.

      Faixas de pedestres, lombadas e placas de sinalização estão sendo instaladas para orientar o público e manter a segurança da área. Ao todo, serão implantadas três lombadas provisórias, que serão utilizadas enquanto durarem os serviços de transferência dos tapumes, e outras quatro lombadas permanentes localizadas em áreas estratégicas. Além disso, serão confeccionadas 35 placas de sinalização vertical com pintura reflexiva.
obras-manaus
   Andamento dos trabalhos no Eduardo Gomes
      Nove meses após o início das obras, a reforma e ampliação do Aeroporto de Manaus já tem um percentual de 24,72% de execução total. Atualmente, 15 frentes de trabalho estão abertas, sendo que as três maiores envolvem a construção do novo saguão de embarques e desembarques, o novo estacionamento e o viaduto de acesso ao terminal. Além disso, essas frentes envolvem ações como demolição e escavação, ampliações das áreas e terraços leste e oeste, construção e armazenagem de estruturas pré-moldadas, entre outras.

      As melhorias no aeroporto deverão ampliar a capacidade operacional de 6,4 milhões para 13,4 milhões de passageiros/ano, com um aumento de 57,77 mil m² na área do terminal de passageiros, expandindo o espaço em cerca de 146%. O estacionamento será ampliado em quase 167 mil m² e contará com 2,67 mil vagas. Também está prevista a instalação de duas novas pontes de embarque, 11 novas escadas rolantes, 15 novos elevadores e sete novas esteiras de restituição de bagagem.

      Em relação às frentes de trabalho em andamento, as ampliações leste e oeste, que abrigarão as áreas em que serão feitos os embarques e desembarques remotos, já se encontram com a instalação das estruturas de concreto e alvenaria próxima da conclusão, abrindo espaço para os serviços de estruturas metálicas e cobertura. As ações de demolição já abriram o espaço para construção da área de desembarque internacional. Os trabalhos de construção de pré-moldados, por sua vez, também estão em estágio avançado: sapatas, pilares e vigas já estão todos prontos, e lajes e muros já estão em fase final de fabricação.

      “A Infraero não poupa esforços para garantir uma infraestrutura de altíssima qualidade para os usuários, e o empenho nas obras aqui no Eduardo Gomes demonstra isso. O aeroporto será completamente revitalizado e ainda melhor equipado para cumprir a nossa missão de integração nacional em Manaus”, destacou Aldecir de Oliveira Lima, superintendente de Manaus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário