A GOL realizou na noite de ontem um teste de um sistema de transmissão de canais de TV ao vivo para seus voos. O teste foi realizado em um único jato, com transmissão em solo em um dos hangares da companhia. Apesar de confirmar a experiência, a GOL não forneceu mais detalhes sobre seu funcionamento do sistema. Segundo a companhia informou ao Melhores Destinos, o projeto ainda está no início e os resultados do teste de ontem serão avaliados para verificar sua viabilidade.
Caso seja implantado, o novo sistema transmitirá ao vivo canais de programação da Globosat, permitindo que os passageiros possam assistir a programas da Rede Globo e canais da emissora em tempo real. A implantação da TV ao vivo, caso se concretize, será uma resposta da GOL ao sistema da Azul, que será lançado na próxima semana em parceria com a operadora de TV Sky.
Na próxima semana, os presidentes da Azul, David Neeleman, e da SKY, Luiz Eduardo Baptista da Rocha, farão oficialmente o lançamento do sistema, que já está disponível nos jatos da companhia. A previsão é que o sistema ofereça até 49 canais de programação ao vivo, incluindo emissoras regionais da Rede Globo, Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV, Bandnews, Bandsports, Glitz, LIV, canais Dicovery, Viva, Sportv, NatGeo, Animal Planet, TruTV, Studio Universal, Space, TNT, TCM, VH1, Cartoon Network, Boomerang e CNN, entre outros.
O serviço de TV foi prometido por Neeleman, fundador da companhia, há três anos, quando a aérea começou a operar no País, mas problemas técnicos atrasaram o início da operação. Foi preciso desenvolver uma antena compacta para que as aeronaves pudessem captar sinais de TV e conseguir a autorização para instalá-lo nos jatos.
A GOL não divulgou detalhes sobre seu sistema. Hoje, os jatos da companhia não oferecem telas para entretenimento, que teriam de ser instaladas para transmitir a programação. A GOL oferece apenas um sistema de entretenimento sem fio em parte de suas aeronaves, o GOL no Ar. Não se sabe se o mesmo teria capacidade para transmissão de vídeos ao vivo, dispensando a instalação dos monitores.
A transmissão de programação ao vivo tem uma importância estratégica neste momento em decorrência dos grandes eventos esportivos que serão realizados no País a partir do ano que vem, com a Copa das Confederações, Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.
fonte: www.melhoresdestinos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário